Festival futuro em Bielefeld: Torne -se parte da justiça planetária!

Festival futuro em Bielefeld: Torne -se parte da justiça planetária!

Bielefeld, Deutschland - De 30 de junho a 5 de julho de 2025, o festival "thinking.meben.handel.handel - um futuro festival para justiça planetária" ocorre em Bielefeld. Este evento é organizado pelo Grupo de Trabalho 10 "Educação de Migração e Críticas ao Racismo" na Universidade de Bielefeld em cooperação com Welthaus Bielefeld E.V. O objetivo do festival é conversar com pessoas em tempos de várias crises - como a catástrofe climática, a desigualdade social e a política misantrópica - e discutir atitudes políticas e experiências pessoais.

O festival promete uma ampla gama de mais de 100 eventos gratuitos, incluindo workshops, discussões, arte, teatro e várias ofertas práticas. É destinado a todas as partes interessadas da ciência, política, ativismo, educação, sociedade civil e público. O evento de abertura inclui um painel de discussão sobre o tópico "O que é justiça planetária e o que pode ser em um mundo polarizado?" Seguido de um concerto intitulado "confiança".

Programa diversificado e locais

Os eventos do festival acontecem em vários locais em Bielefeld, incluindo o Centro de Educação para Adultos, a Associação de Arte, a Universidade, o Welthaus e o Alarmtheater e o Ride -Up School Tailwind. Outros destaques incluem a conversa "Um pluriversum de utopias", o painel de discussão "Revolução ou transformação?" Em 2 de julho, e a peça "Monologista Climático" em 3 de julho. Em 4 de julho, o filme "Never Alone, Always Together" será exibido antes que o festival termine em 5 de julho com um brunch global e uma festa final com cabaré e música.

Cuidado infantil é oferecido diariamente a partir das 14h. às 18h Para famílias, mas é necessário o registro. O programa completo está disponível online em www.dfh-festival.de .

justiça climática em foco

No contexto do festival, o tópico da justiça climática desempenha um papel central. A iniciativa aborda como diferentes grupos populacionais são afetados pela crise climática. Historicamente, por exemplo, os países mais pobres contribuem muito menos para o aquecimento global, enquanto países do norte global, como a Alemanha, têm um alto nível de responsabilidade pelas emissões. Isso é reforçado pelo fato de que os 10% mais ricos da população da Europa causam tantas emissões quanto os 50% mais pobres juntos.

Essas injustiças se tornam particularmente claras em desastres naturais. Como no caso de Hurrikan Katrina em 2005 em Nova Orleans, onde as comunidades afro -americanas mais pobres sofreram desproporcionalmente, pode -se ver que o acesso a recursos e proteção contra condições climáticas extremas são frequentemente distribuídas desigualmente. Tais crises destacam a necessidade de uma distribuição justa dos encargos das medidas de proteção climática e exigem um exame crítico do sistema econômico global.

Os eventos do festival não devem apenas aumentar a conscientização sobre esses tópicos, mas também mostrar maneiras de como o planetar pode ser pensado, sentido e agido. Debates abertos e abordagens criativas devem incentivar os participantes a contribuir ativamente para o design de um futuro justo.

Details
OrtBielefeld, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)