Urso marrom como uma iguaria: a Eslováquia permite a carne de urso em restaurantes!

Urso marrom como uma iguaria: a Eslováquia permite a carne de urso em restaurantes!

Liptovsky Mikulas, Slowakei - Uma decisão controversa é tomada na Eslováquia: a partir de agora, os ursos marrons mantidos podem ser servidos em restaurantes. O secretário do Estado Ambiental, Filip Kuffa, anunciou esse regulamento, que é considerado uma resposta para a destruição anterior das carcaças, que ele descreveu como um desperdício. Kuffa explicou que todo animal morto, que atende a certos critérios, é liberado para consumo, uma vez que a carne de urso é considerada comestível. As sub -organizações do Ministério do Meio Ambiente já começaram a conceder licenças de revenda a restaurantes, em que os varejistas precisam solicitar certificados para demonstrar a origem legal da carne.

Esta proposta recebeu críticas graves, inclusive da oposição liberal, deputado Tamara Stohlova. Cerca de 1.200 ursos livres livres vivem na Eslováquia, que são basicamente protegidos durante todo o ano. O tiroteio é permitido apenas sob certas condições, especialmente se levantar pessoas em perigo. Nos últimos anos, houve vários incidentes em que os ursos conheceram as pessoas, algumas delas com sérias conseqüências. Mais recentemente, um homem de 49 anos ficou gravemente ferido por um urso nas instalações da empresa.

Aumento dos ataques de urso

Esse problema não é novo: os ursos marrons estão se espalhando cada vez mais na Eslováquia e houve vários relatos de ataques às pessoas. Tomas Mozol foi atacado por um urso durante a caminhada e teve que ser tratado no hospital. Na cidade eslovaca de Liptovsky, do norte de Liptovsky, cinco pessoas foram tratadas de acordo com ataques de urso. A pressão sobre o governo para combater esses perigos aumentou, para que um urso agressivo da Baviera tenha sido rastreado e baleado uma semana depois após um ataque.

Em maio de 2024, 16 ursos foram mortos na Eslováquia em apenas 17 dias. O novo governo do primeiro -ministro Robert Fico relaxou as regras para o tiroteio de ursos no procedimento rápido, o que garante ultraje. Especialistas em recidração contradizem a afirmação de uma superpopulação de ursos e afirmam que o número de cerca de 1.300 animais é estável. No entanto, há relatos de uso inadequado de dumpers e posições ilegais de iscas que apertam os conflitos entre humanos e ursos.

Críticas ao governo

O governo em exercício zombou de lidar com ursos sobre medidas educacionais e em pesquisas mais de dois terços dos ursos pesquisados ​​consideram um grande perigo. Este tópico também foi central para a campanha eleitoral e foi adotado pelo FICO como uma questão política. Após uma tentativa de assassinato, ele zombou da mídia crítica e da oposição durante uma sessão do gabinete. Medidas políticas futuras também podem incluir a explicação das ONGs como agentes estrangeiros e mudanças no direito de votar.

Fora da Eslováquia, vários projetos mostram como a proteção do urso pode ser promovida na Europa. Especialmente nos Bálcãs, onde os ursos marrons encontram áreas de retirada, mas estão ameaçados pela consanguinidade, o manejo de uma grande carne de presa foi aprimorada pelo compromisso com organizações como Euronatur. As medidas são recomendadas continuamente para promover a coexistência pacífica entre humanos e ursos. Tais iniciativas mostram que é possível desenvolver um manuseio responsável de grandes predadores, mesmo que os desafios sejam frequentemente politicamente instáveis ​​e geograficamente complexos.

Details
OrtLiptovsky Mikulas, Slowakei
Quellen

Kommentare (0)