Türkiye do judiciário: protestos e escândalos antes da eleição do juiz do México!
Türkiye do judiciário: protestos e escândalos antes da eleição do juiz do México!
Ciudad Juarez, Mexiko - No México, a confusão e a preocupação com as reformas judiciais distantes, que foram discutidas polarizadas desde a morte no ano passado, cresceram. Em 30 de maio de 2025, os protestos e ataques nacionais em todo o país que os fizeram móveis contra as reformas não tiveram influência no progresso do projeto. De acordo com informações de alw Jazera , milhares de instituições judiciais ataques para as mudanças planejadas.
A reforma, que foi decidida em 11 de setembro de 2024 com 86 votos e 41 votos contra o Senado, estipula que todos os juízes do país terão que votar no futuro. O presidente cessante Andrés Manuel López Obrador, que aplicou a legislação pouco antes de sair em 1º de outubro, foi responsável pela execução. Essas mudanças se deparam com críticas violentas, pois muitos temem que essas eleições possam obter candidatos não qualificados no sistema judicial.
Controvérsia política e manipulação
Críticos da reforma, incluindo analistas políticos, alertam sobre uma crescente influência do crime organizado no judiciário, uma vez que a seleção de juízes deve agora se submeter à vontade do povo. Argumentou -se que o Partido Morena, que controla a presidência e as maiorias nas duas câmaras do Congresso, usa a reforma principalmente para garantir o poder e colocar em risco a independência do judiciário. tagesschau relatados por protestos abrangentes que foram organizados antes e após a votação, incluindo uma tempestade no prédio do Senado através de demonstradores.
Para escolher candidatos para os novos postos de juiz, são necessárias certas qualificações. Novos regulamentos exigem um diploma de direito, experiência em jurídica, um registro criminal limpo e carta de recomendação. No entanto, alguns dos candidatos à saída causaram uma sensação, incluindo uma mulher envolvida em um comércio de drogas e outra associada ao assassinato. Silvia Delgado, uma candidata controversa, defende sua candidatura e rejeita o julgamento sobre seu passado como injustificado porque costumava defender um dos chefes de drogas mais conhecidos.
Os efeitos no sistema jurídico do México
O sistema jurídico mexicano atualmente sofre de extrema impunidade, pela qual mais de 77 % dos cidadãos acreditam que os crimes são perseguidos apenas sob pressão política ou da mídia. De acordo com zdf A taxa educacional é apenas 1 %, que leva a uma perda de um lixo ". Segundo os críticos, essa reforma poderia trazer a influência da política e dos crimes diretamente para as salas do tribunal, o que exacerbaria os problemas existentes.
Com a reforma, demissões e recém -ocupados de juízes podem ser gradualmente realizados por eleições diretas. Esses desenvolvimentos desencadearam a preocupação internacional, mesmo o embaixador dos EUA, Ken Salazar, descreveu a reforma como uma "grande ameaça" para a democracia no México e as relações comerciais dos Estados Unidos no país. Além disso, bancos como o Morgan Stanley retiraram sua recomendação de investimento para o México, o que reforça os medos de um futuro político e econômico instável.
Details | |
---|---|
Ort | Ciudad Juarez, Mexiko |
Quellen |
Kommentare (0)