Os estudantes de Bucerius exploram a FinTech and Financial Law em Berlim!

Os estudantes de Bucerius exploram a FinTech and Financial Law em Berlim!

Em 15 de maio, os estudantes do foco da Escola de Direito de Bucerius viajaram para Berlim, onde foram confrontados com idéias emocionantes sobre o mundo das fintechs. A excursão começou com uma recepção no escritório moderno do espaço de escritórios moderno do LindenPartner no International Trade Center. Lá, os convidados do Dr. Lars Röh, Daniel Bögeholz e Natascha Schum, todos advogados da LindenPartners, acolheram calorosamente.

Como parte do evento, os professores, o Prof. Christoph Kumpan e o Prof. Lisa Guntermann, apresentaram aos participantes uma palestra introdutória. Isto foi seguido por um workshop interativo focado em um caso atual de fintech. Aqui, os alunos foram divididos em dois grupos: um grupo trabalhou no caso da perspectiva de uma empresa de fintech, enquanto a outra perspectiva da autoridade de supervisão que Bafin assumiu. Essa abordagem prática permitiu aos alunos obter informações mais profundas sobre os desafios e regulamentos do mercado financeiro digital e entender a importância da digitalização para o setor financeiro.

Insights sobre o regulamento e os desafios dos Fintechs

A importância da digitalização para a competitividade e a estabilidade do mercado financeiro é enfatizada por Bafin, a autoridade de supervisão do Serviço Financeiro Federal. Essa instituição se esforça para criar certeza legal para as empresas que trabalham na área de fintech. A Fintech é definida como uma inovação baseada em tecnologia no setor de serviços financeiros que produz novos modelos de negócios, aplicativos, processos ou produtos. A autoridade regulatória informa cedo e de forma transparente sobre os requisitos para otimizar o "tempo para comercializar" para start-ups, de acordo com Bafin.

Outro item emocionante do programa representou o Ministério Federal das Finanças. Kaspar Krolop e a Dra. Franziska Melcher sobre sua carreira pessoal e suas tarefas no ministério. Os estudantes tiveram a oportunidade de fazer passeios pelo Detlev-Rohwedder-Haus com a equipe do ministério e aproveitar o almoço no cantina do ministério. Além disso, ocorreu uma visita ao escritório da República Comercial, onde o Dr. Kirsten Donner e Max Willen conversaram sobre as atividades do departamento jurídico.

Os desafios na área de fintech

O desafio para fintechs não é apenas na inovação, mas também em conformidade com vários regulamentos legais, enquanto desenvolvem novos modelos de negócios. Um exemplo é a regulamentação dos mercados em ativos criptográficos (MICA), que visa introduzir uma regulamentação da UE para a área de criptografia. A aprovação do Conselho da União Europeia para o projeto do Mica-VO ocorreu em 5 de outubro de 2022, e uma paisagem regulatória clara pode ser esperada nos próximos anos.

tecnologias inovadoras usadas no setor de fintech incluem big data, inteligência artificial e blockchain. Essas tecnologias revolucionam o setor financeiro, criando novas áreas de negócios que incluem conselhos automatizados de investimento e gerenciamento de ativos digitais. Apesar dos numerosos desafios, o setor de fintech também contém oportunidades para empresas de instituição financeira inicial e estabelecida.

Após uma troca intensiva e muitos novos conhecimentos, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a capital de forma independente antes de partirem individualmente. Essa excursão não apenas ofereceu aos participantes informações valiosas sobre o cenário regulatório, mas também estimulou o papel dos advogados em um mundo financeiro digitalizado.

Para obter mais informações sobre a supervisão e a estrutura legal dos fintechs, as partes interessadas podem estar interessadas nas páginas do bafin ou de faculttas Visite

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)