Polícia Federal prende russo em Halle – comissário de trem dá o alarme!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Polícia Federal prende russos procurados em Halle (Saale) após verificá-los no S-Bahn. Um jovem de 18 anos também é preso por resistência.

Bundespolizei fasst gesuchten Russen in Halle (Saale) nach Kontrolle in S-Bahn. Auch ein 18-Jähriger wird wegen Widerstand verhaftet.
A Polícia Federal prende russos procurados em Halle (Saale) após verificá-los no S-Bahn. Um jovem de 18 anos também é preso por resistência.

Polícia Federal prende russo em Halle – comissário de trem dá o alarme!

Numa prisão notável, a Polícia Federal causou alvoroço em 13 de outubro de 2025, quando prendeu um russo de 29 anos procurado no S-Bahn entre Leipzig e Halle (Saale). O incidente ocorreu por volta das 9h25, quando um maquinista informou a polícia após resgatar dois homens sem identidade e passagens. No entanto, quando o S-Bahn chegou à estação principal de Halle, ambos apresentaram bilhetes de identidade válidos na Alemanha, o que inicialmente causou confusão. Mas o verdadeiro problema estava em segundo plano, porque o jovem de 29 anos era procurado com urgência pelo Ministério Público de Leipzig.

Em junho de 2024, foi condenado pelo tribunal distrital de Borna a uma multa de 400 euros ou a uma pena de prisão substitutiva de 50 dias por lesões corporais. Como continuava insolvente, foi emitido um mandado de prisão contra ele em agosto de 2025. Graças à rápida resposta da polícia, o homem foi preso em Halle. Porém, após pagar a multa, ele foi rapidamente libertado.

Uma situação complicada

Seu companheiro de 18 anos queria atuar como intérprete e o ajudou durante a fiscalização. Mas as coisas tomaram um rumo desagradável quando o adolescente atacou agressivamente um policial. Ele chutou o policial na coxa e cuspiu na direção de uma policial, mas errou. Estes incidentes levaram à instauração de vários processos contra o jovem de 18 anos por agressão, resistência a agentes da lei e lesões corporais. Essas explosões visam complicar o trabalho da polícia e complicar a situação a bordo dos trens.

Num outro incidente ocorrido em 13 de junho de 2025, também ocorreram tensões num trem. Um italiano de 27 anos apresentou-se como extremamente pouco cooperativo perante os funcionários da EC172, de Berlim a Hamburgo. Ele não conseguiu mostrar um cartão válido durante a inspeção da passagem e depois tentou escapar na estação ferroviária de Bergedorf. Isso gerou uma altercação física com um condutor de trem e um policial federal, que graças a Deus terminou sem feridos. O autor do crime foi finalmente libertado com alcoolemia de 0,82 e agora terá que responder por benefícios fraudulentos e lesões corporais.

Uma olhada na situação da criminalidade na Alemanha

As estatísticas mais recentes mostram que o desenvolvimento da criminalidade na Alemanha apresenta um quadro multifacetado. De acordo com as estatísticas de criminalidade policial da Polícia Criminal Federal, houve uma diminuição de 1,7%, para cerca de 5,84 milhões de crimes em 2024. O principal motivo citado é a legalização parcial da cannabis desde abril de 2024, o que levou a uma diminuição no número de crimes relacionados. Contudo, verifica-se um aumento de crimes que afectam a sensação de segurança dos cidadãos, o que representa uma tendência preocupante. A probabilidade de se tornar vítima de um crime é particularmente maior em cidades-estado como Berlim, Bremen e Hamburgo.

A taxa de liquidação foi de 58% em 2024, ligeiramente inferior à do ano anterior. O que é particularmente surpreendente é o aumento de suspeitos não alemães, que subiu para 41,8%. Num país que luta constantemente com desafios na área da segurança interna, os incidentes nos comboios tornam-se mais um indicador do problema.