Bornavírus: Vigilância na demanda! Primeiro morto em especialistas em alertas da Baviera
Bornavírus: Vigilância na demanda! Primeiro morto em especialistas em alertas da Baviera
Pfaffenhofen, Bayern, Deutschland - O Bornavírus, também conhecido como Vírus da Doença de Borna 1 (BODV-1), era considerado uma doença animal que afeta ovelhas e cavalos. Mas desde 2018, os cientistas sabem que o vírus também pode levar a uma grave inflamação cerebral em humanos. Relatórios atuais e exames médicos mostraram que a doença considerada fatal não pode mais ser descartada como uma doença animal pura. Isso é confirmado por uma morte recentemente relatada e duas novas infecções na Baviera.
Em 2 de junho de 2025, foi anunciado que duas pessoas em Pfaffenhofen, na Baviera, estão infectadas com Bornavírus. Uma das pessoas infectadas já morreu enquanto o outro está em tratamento médico. De acordo com estimativas do Instituto Robert Koch (RKI), cerca de cinco a dez doenças agudas ocorrem anualmente na Alemanha. A maioria das infecções humanas é registrada em áreas rurais, especialmente na Baviera.
transmissão e perigo
O vírus é transferido para os seres humanos através do contato com camundongos Feldspitz que atuam como um hospedeiro natural. Como regra, esses pequenos animais não mostram sintomas, mas produzem o vírus sobre a urina, fezes e saliva. Na Europa Central, as áreas endêmicas do Bornavírus podem ser encontradas especialmente na Baviera, Saxônia-Anhalt, Brandenburgo e Turíngia. Um tipo exato de transmissão ainda não foi claramente esclarecido; As maneiras possíveis são o contato com animais infectados, inalando poeira contaminada ou alimentos contaminados.
A doença não era responsável por relatar até 2020; Desde então, o RKI registrou até seis casos agudos por ano. Os sintomas da infecção são extremamente graves e, no início, contêm dor de cabeça, febre e sentimento geral de doença, seguidos por problemas neurológicos, como distúrbios da linguagem e da marcha. Como regra, a doença leva a graves danos ou morte conseqüentes em pouco tempo. Até agora, todos os pacientes morreram após um único caso após diagnóstico incorreto.
Medidas de prevenção
Como não há terapia ou vacinação específica contra o Bornavírus até agora, medidas preventivas são da maior importância. O RKI recomenda não ter contato direto com camundongos Feldspitz e suas excreções, uma vez que o risco de infecção é mais alto. Além disso, os ratos mortos nunca devem ser tocados com as mãos e sempre usadas ao limpar o gato.
As autoridades de saúde aconselham você a identificar e eliminar fontes de alimentos de ratos pontiagudos no jardim ou casa. O toque de Igeln, cujo papel como transportadora ainda não está claro, também deve ocorrer com cautela. Apesar da baixa taxa de infecção, o Bornavírus continua sendo um sério risco à saúde, especialmente em áreas rurais na Alemanha. Em vista das notícias alarmantes, é importante estar ciente dos perigos potenciais e tomar medidas de proteção apropriadas.
Para obter informações detalhadas sobre as possibilidades de evitar infecções, recomendamos que o brisant .
O Bornavírus continua sendo um tópico de crescente importância no cenário atual da saúde. No entanto, o risco de infecção pode ser significativamente reduzido com um manuseio responsável e medidas preventivas.
Details | |
---|---|
Ort | Pfaffenhofen, Bayern, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)