125 anos da Câmara de Artesanato de Berlim: A tradição encontra o futuro!
A Câmara de Artesanato de Berlim celebrará seu 125º aniversário em 8 de julho de 2025 e espera uma história e um futuro agitados.

125 anos da Câmara de Artesanato de Berlim: A tradição encontra o futuro!
Que dia para o artesanato de Berlim! Um importante aniversário será comemorado em 8 de julho de 2025: A Câmara de Artesanato de Berlim relembra orgulhosos 125 anos. Fundada em 1900 por ordem do Kaiser Guilherme II, a câmara é há muito mais do que apenas uma instituição administrativa. Estabeleceu-se como ponto de contacto, fonte de inspiração e voz para as empresas artesanais em Berlim, sobrevivendo a desenvolvimentos históricos como a industrialização, as duas guerras mundiais e a divisão e reunificação da cidade. De acordo com o Câmara de Artesanato de Berlim A instituição tem mudado e modernizado continuamente, sem nunca perder de vista os seus princípios básicos – autogestão, defesa e apoio às empresas e aos estagiários.
Esta celebração não oferece apenas uma oportunidade de olhar para trás, mas também de focar no futuro. A presidente da Câmara de Artesanato de Berlim, Carola Zarth, sublinha a importância das empresas para a história e o futuro do artesanato. No seu espírito, os serviços de aconselhamento devem ser alargados e a igualdade entre o artesanato tradicional e o inovador deve ser promovida. A elevada qualidade da formação no sector artesanal também continua a ser um ponto central. Na cerimónia, o Presidente da Câmara de Berlim, Kai Wegner, enfatizou o papel do artesanato como motor indispensável do desenvolvimento urbano e da economia. Além disso, o Senado de Berlim apoia o comércio através de programas como o bônus inicial para mestre artesão e o bônus para mestre artesão.
Uma celebração da história e dos valores do artesanato
Cerca de 400 convidados de organizações artesanais, políticas, empresariais e da sociedade reuniram-se na celebração do aniversário. A noite foi toda sobre “responsabilidade, valores, futuro”. O Presidente Federal Frank-Walter Steinmeier fez um discurso impressionante e enfatizou a enorme importância do trabalho voluntário dos artesãos para a democracia. Isto também foi feito por Associação Central de Artesanato Alemão O Presidente Jörg Dittrich apoia isto apresentando as Câmaras de Artesanato como locais de responsabilidade vivida, caracterizados pela autogestão e compromisso voluntário.
A história das Câmaras de Ofícios não é apenas a história de uma organização profissional. É também uma prova da adaptabilidade que ajudou os artesãos a enfrentar desafios ao longo das décadas. Desde a sua fundação, há 125 anos, as câmaras conheceram numerosos marcos jurídicos destinados a promover a qualidade e a formação no setor artesanal. Um exemplo disso é a Lei do Artesanato de 1897, que lançou as bases para a supervisão inclusiva do sistema de aprendizagem e a formação de comissões examinadoras. A introdução do mestrado como pré-requisito para a gestão de uma empresa artesanal e a formação de aprendizes constitui o núcleo da cultura artesanal atual. Segundo os historiadores, estes desenvolvimentos e princípios são cruciais para a durabilidade e relevância do artesanato até hoje, como em Jornal de artesanato alemão é apresentado.
As conquistas do ofício foram homenageadas num ambiente cerimonial e foi expresso um forte compromisso com o futuro. A noite serviu para recordar que o artesanato não só faz parte da economia, mas também é uma parte essencial da sociedade, contribuindo com grande empenho e sentido de responsabilidade para superar desafios como a digitalização e a neutralidade climática.