Berlim comemora 36 anos da queda do Muro de Berlim: celebre e lembre-se da liberdade!
No dia 9 de novembro de 2025, Berlim comemorará o 36º aniversário da queda do Muro de Berlim com um evento e uma “Semana da Liberdade”.

Berlim comemora 36 anos da queda do Muro de Berlim: celebre e lembre-se da liberdade!
No dia 9 de novembro de 2025, Berlim será lembrado um momento decisivo da história: o 36º aniversário da queda do Muro de Berlim, ocorrido em 9 de novembro de 1989. Nesta data importante, será realizado um evento com o prefeito Wegner no memorial na Bernauer Strasse. A história ganha vida aqui, já que este lugar é considerado um memorial central à divisão da Alemanha e aos violentos efeitos colaterais da construção do Muro, que abalou a vida de muitos moradores locais.
A celebração abriu no dia anterior com uma “Semana da Liberdade”. Esta semana oferece uma variedade de cerca de 130 eventos em cerca de 80 localidades da capital. As preocupações por detrás desta iniciativa são claras: os cidadãos devem apreciar e reflectir conjuntamente sobre os acontecimentos que rodearam a queda do Muro de Berlim e a reunificação.
Um cenário para a história
O Memorial do Muro de Berlim se estende por 1,4 quilômetros e mostra de forma impressionante os vestígios da divisão. Sua localização na Bernauer Strasse não é coincidência, já que a fronteira do setor aqui foi fechada à força a partir de 13 de agosto de 1961. Os efeitos foram devastadores. Os vizinhos separaram-se uns dos outros e muitas pessoas que antes viviam juntas em harmonia já não conseguiam utilizar as suas rotas habituais.
As histórias sobre tentativas desesperadas de fuga são particularmente dramáticas. Algumas pessoas saltaram das janelas na esperança de começar uma nova vida em Berlim Ocidental, mas muitas falharam tragicamente. Mas também houve fugas de sorte que foram seguidas com espanto pelo público mundial. O memorial comemora essas histórias comoventes, com foco nas vítimas da tirania comunista, bem como um monumento à cidade dividida.
A queda do muro
O dia 9 de novembro de 1989 não foi apenas o dia da queda do Muro, mas também o ponto de viragem na história alemã. Naquela noite, dezenas de milhares de pessoas viajaram de Berlim Oriental para Berlim Ocidental depois que a liderança da RDA abriu inesperadamente as fronteiras. Um cenário preparado pelos acontecimentos da Revolução Pacífica e pela abertura da Cortina de Ferro entre a Áustria e a Hungria em 19 de agosto de 1989. A coragem dos cidadãos que lutaram pela sua liberdade era evidente.
No dia 9 de novembro, durante uma conferência de imprensa, Günter Schabowski anunciou os novos regulamentos de viagens - sem saber o que a implementação imediata iria realmente alcançar. Quando os portões da passagem de fronteira da Bornholmer Straße foram abertos às 22h45, muitos sorrisos surgiram no rosto de muitas pessoas. Foram recebidas flores e champanhe, abrindo caminho para a reunificação da Alemanha. Isto finalmente aconteceu em 3 de outubro de 1990 e encerrou um período negro na história alemã.
Nos anos seguintes foram organizados numerosos eventos comemorativos, como as comemorações dos 10, 20 e 30 anos, nos quais a música e a cultura desempenharam um papel importante. Muita coisa mudou desde 1989, e o Memorial do Muro de Berlim permanece como um lembrete vivo de onde a coragem das pessoas pode levar – à liberdade e à unidade.
Para mais informações sobre o memorial e fatos históricos, visite Funk alemã, berlim.de ou Wikipédia.