Berlim em turbulência: Milhares exigem o fim da violência na Faixa de Gaza!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 22 de junho de 2025, milhares de pessoas protestaram em Berlim contra as ações de Israel na Faixa de Gaza – violência, prisões e elevado número de participantes caracterizaram a manifestação.

Am 22.06.2025 protestierten Tausende in Berlin gegen Israels Vorgehen im Gazastreifen – Gewalt, Festnahmen und hohe Teilnehmerzahlen prägten die Demo.
Em 22 de junho de 2025, milhares de pessoas protestaram em Berlim contra as ações de Israel na Faixa de Gaza – violência, prisões e elevado número de participantes caracterizaram a manifestação.

Berlim em turbulência: Milhares exigem o fim da violência na Faixa de Gaza!

No dia 22 de junho de 2025, milhares de pessoas saíram às ruas de Berlim para protestar contra as ações militares israelitas na Faixa de Gaza. A manifestação com o lema “Unidos 4 Gaza” começou em frente ao Reichstag e percorreu o distrito governamental em direção à Potsdamer Platz. Segundo a polícia, houve pelo menos 12 mil participantes, enquanto os organizadores relataram mais de 40 mil pessoas. De bom humor, mas também com exigências sérias, os manifestantes apelaram ao fim das entregas de armas a Israel e ao cumprimento do direito internacional. A falta de ajuda humanitária também foi discutida e algumas pessoas usando um keffiyeh ou bandeira palestina colocaram cartazes pedindo urgentemente o fim do apoio alemão, que descreveram como genocídio e apartheid. Funk alemã relatou os acontecimentos enquanto a polícia de Berlim estava presente com mais de 1.300 serviços de emergência e também observou a manifestação do ar.

A situação se agravou ao longo da tarde, quando houve ataques à polícia. À noite, tinham sido comunicadas mais de 50 detenções, incluindo, em alguns casos, por crimes de propaganda e ataques físicos a serviços de emergência. Em determinados momentos, a polícia foi forçada a usar a força para fazer detenções e proteger os seus próprios agentes. A condição de feridos de alguns manifestantes também não passou despercebida. No entanto, inicialmente não houve relatórios independentes sobre as circunstâncias exatas dos incidentes.

Protestos internacionais

Houve protestos não apenas em Berlim. Dezenas de milhares de pessoas também se reuniram em Londres para manifestar-se contra os acontecimentos em Gaza e os ataques israelitas, que também foram dirigidos contra o Irão. Segundo a polícia, os protestos foram pacíficos. Na capital suíça, Berna, cerca de 20 mil pessoas também se reuniram em frente ao parlamento e exigiram um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza Tempo relatado.

O pano de fundo de todos estes protestos é tão alarmante quanto preocupante: o conflito na Faixa de Gaza surgiu há quase dois anos, quando o Hamas realizou um grande ataque contra Israel em 7 de Outubro de 2023. As operações militares subsequentes de Israel levaram a uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza. A entrega de ajuda está actualmente severamente limitada e as organizações locais lutam pela sobrevivência da população civil. As forças israelitas e as milícias de apoio dispararam repetidamente contra civis palestinianos, fazendo com que dezenas de milhares de pessoas fugissem em resposta às ordens de evacuação do governo israelita. Organizações de direitos humanos falam em limpeza étnica e acusam Israel de usar a fome como arma de guerra. A acusação de genocídio está atualmente a ser analisada pelo Tribunal Internacional de Justiça de Haia Espelho relatado.