Habitação de Berlim: declínio dramático em moradias sociais!

Habitação de Berlim: declínio dramático em moradias sociais!

Em Berlim, a construção da habitação está se tornando cada vez mais uma criança problemática. Em 2024, foi encontrado um declínio de cerca de 20 % na construção de novos apartamentos em comparação com o ano anterior. Um total de apenas 3.461 apartamentos foram concluídos, dos quais apenas 906 moradias sociais foram. A proporção de moradia social está, portanto, muito abaixo da cota acordada de 50 %. O tagess Possui esses números alarmantes e identificados como "dratic". Uma meta de 6.500 novos apartamentos anualmente permanece incomparável, enquanto apenas 4.348 apartamentos foram concluídos em 2023. Para 2025, uma pequena melhoria é prevista para 4.775 apartamentos, mas o desafio permanece ótimo.

As razões para esse declínio são diversas: o aumento dos preços, os problemas na aquisição de materiais e a falta de especialistas tornam a construção de novos apartamentos para a tarefa hercúlea. Isso é particularmente questionável, já que centenas de milhares de moradias sociais ainda estavam disponíveis em Berlim nos anos 90. Hoje existem apenas cerca de 25 % deles. Niklas Schenker, porta -voz da política habitacional da esquerda, indica que apenas todo quarto apartamento municipal é uma habitação social, embora 60 % de Berlim tenha direito a uma permissão viva.

Novo acordo de cooperação e suas conseqüências

De 2024, um novo acordo de cooperação com as empresas habitacionais do estado (LWU) entrará em vigor. Isso substituirá todos os acordos anteriores de política de aluguel e se destina a ajudar a aumentar a proporção de apartamentos de propriedade estatal no estoque de apartamentos de aluguel de Berlim para mais de 30 %. Os estoques clássicos de aluguel dos berlinovo também são afetados. A Lei de Fornecimento de Habitação de Berlim de 2016 forma a base para essas medidas.

Um objetivo central deste Contrato é projetar novos projetos de construção de tal maneira que pelo menos 50 % do espaço com financiamento público, bem como os preços de aluguel e os títulos de ocupação e os títulos de ocupação. Os primeiros aluguéis de aluguel para o espaço de estar com fibra financiado no novo edifício não devem exceder 15 euros por metro quadrado. Além disso, os aumentos de aluguel de acordo com o § 558 BGB estão limitados a um máximo de 11 % em três anos e o aluguel médio de todos os contratos de aluguel existente pode não aumentar em mais de 2,9 % ao ano.

A situação da habitação social

A situação da moradia social é baseada em uma análise atual do DetailsOrtBerlin, DeutschlandQuellen

Kommentare (0)