Estrutura do telhado em Berlim ameaça desabar – 13 pessoas evacuadas!
Em Berlin-Mitte, um prédio de cinco andares foi evacuado devido à ameaça de desabamento. A brigada de incêndio e a THW protegem a estrutura do telhado.

Estrutura do telhado em Berlim ameaça desabar – 13 pessoas evacuadas!
Um cenário dramático se desenrolou na manhã de quinta-feira na Reinhardtstrasse em Berlin-Mitte, quando a estrutura do telhado de um edifício residencial e comercial de cinco andares corria sério risco de desabar. O corpo de bombeiros foi alertado às 10h01, após serem notadas alterações perceptíveis na estrutura estrutural. A estrutura do telhado havia se deslocado visivelmente para frente e empurrava a fachada do edifício para fora. Segundo o porta-voz do corpo de bombeiros, Dominik Pretz, 13 moradores do prédio foram afetados e tiveram que ser evacuados devido ao perigo agudo. Alguns inquilinos estão atualmente de férias ou não em casa, enquanto outras 17 pessoas foram colocadas em segurança até que a situação fosse esclarecida.
A propriedade está localizada nas imediações do Friedrichstadtpalast, num canto muito frequentado da cidade. O que é preocupante é que o rebaixamento do telhado e o deslocamento da fachada não foram observados apenas desde hoje. Uma foto do Google Street View de 2022 mostra um deslocamento anterior da estrutura do telhado. Um engenheiro estrutural classificou o prédio como em risco de desabar, mas o problema afeta apenas a estrutura do telhado. Segundo os especialistas, o edifício subjacente permanece estável e seguro.
Medidas de resgate e segurança
Para proteger a área afetada, a Reinhardtstrasse foi fechada entre a Friedrichstrasse e a Albrechtstrasse. A Agência de Assistência Técnica (THW) está mobilizada com mais de 50 forças especiais e veículos modernos, incluindo um guindaste. Os trabalhos na estrutura do telhado continuarão na próxima noite, com elementos de suporte como cabos e vigas de aço sendo usados para sustentar temporariamente o telhado. Os carros estacionados foram retirados para dar lugar ao pessoal de apoio e medidas de segurança, e não serão cobrados custos de reboque.
Os serviços de emergência e a polícia fecharam o acesso ao edifício ao público para garantir a segurança. Os vizinhos comerciais do térreo também tiveram que fechar as portas durante as obras para evitar maiores riscos. O consultor técnico da THW, Friedrich Engel, afirmou que a estrutura do telhado deveria agora ser fixada com cabos de aço. Outras medidas estão previstas para a tarde.
Informações básicas sobre a estabilidade dos edifícios
Os colapsos, como mostra esta situação ameaçadora, são um problema comum na renovação de edifícios antigos, especialmente em áreas com solos instáveis. Uma compreensão profunda das causas das falhas estruturais é crucial para tomar medidas adequadas numa fase inicial para garantir a segurança das estruturas dos edifícios. Muitas vezes, factores como condições geológicas, materiais de construção envelhecidos ou planeamento inadequado podem levar a tais incidentes. As alterações climáticas e as lesões humanas – por exemplo, devido a vibrações – também desempenham um papel que não deve ser subestimado.
Neste caso específico, são necessárias várias estratégias de mitigação de riscos, incluindo avaliações abrangentes das condições e monitorização contínua dos edifícios, a fim de identificar e neutralizar potenciais problemas numa fase inicial. De acordo com os especialistas, muitas vezes o caminho para uma renovação bem-sucedida só é definido se as causas forem claramente identificadas e se forem tomadas medidas preventivas antes que ocorram consequências catastróficas.
Resta saber se os moradores poderão retornar aos seus apartamentos na tarde de sexta-feira. Também é emocionante ver como se desenvolverá a situação relativa à estabilidade da estrutura do telhado e de todo o edifício. No entanto, as medidas de precaução são um bom sinal para os apartamentos e empresas da zona, que continuam a trazer grandes benefícios para a população de Colónia.
Para mais informações e atualizações sobre a situação atual, vários relatórios da mídia estão disponíveis: Imagem, RBB24 e Biblus.