O seguro de saúde legal cobre os custos das operações de lipedema!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No futuro, o seguro de saúde legal cobrirá os custos da lipoaspiração para lipedema. Uma decisão em Berlim está a provocar mudanças.

Die gesetzliche Krankenversicherung übernimmt künftig die Kosten für Liposuktionen bei Lipödem. Ein Beschluss in Berlin sorgt für Veränderungen.
No futuro, o seguro de saúde legal cobrirá os custos da lipoaspiração para lipedema. Uma decisão em Berlim está a provocar mudanças.

O seguro de saúde legal cobre os custos das operações de lipedema!

Boas notícias para as mulheres com lipedema: as companhias de seguros de saúde legais na Alemanha cobrirão no futuro os custos da lipoaspiração, independentemente do estágio da doença. Isso foi decidido em 17 de julho de 2025 pelo Comitê Misto Federal (G-BA). Rádio Bielefeld relatado. Até agora, a regulamentação era tal que a aquisição só era possível a partir da fase avançada III. No entanto, as mulheres afetadas podem agora respirar aliviadas porque a lipoaspiração é classificada como um serviço regular no âmbito do seguro de saúde legal.

O que isso significa especificamente para os pacientes? Em retrospecto, o lipedema é um distúrbio crônico da distribuição de gordura que afeta quase exclusivamente mulheres. Muitas vezes é acompanhada por dolorosos acúmulos de gordura nas pernas e nos braços, que causam problemas não apenas físicos, mas também psicológicos. Até agora, muitas mulheres sofreram com a restrição de movimentos e a pressão psicológica associada. A decisão do G-BA é, portanto, um passo importante para uma melhor qualidade de vida das pessoas afectadas.

Condições para assunção de custos

No entanto, existem algumas condições que devem ser cumpridas para que os custos sejam cobertos. As mulheres devem primeiro ter tentado terapias conservadoras, como terapias de compressão e exercícios, durante pelo menos seis meses, sem que isso conduza a um alívio significativo dos sintomas. Além disso, se o índice de massa corporal (IMC) for superior a 35, devem ser realizados previamente tratamentos adequados para a obesidade. As operações repetidas também não são cobertas pela cobertura de custos.

Regulamentos adicionais se aplicam para implementação posterior. Os médicos responsáveis ​​pelo tratamento devem demonstrar certas qualificações, e o planeamento da operação e os cuidados pós-operatórios também devem ser definidos numa diretriz de garantia de qualidade. Estas medidas são importantes para garantir a qualidade do tratamento e proporcionar aos pacientes o melhor apoio possível. Contudo, a nova regulamentação só entrará em vigor após análise jurídica do Ministério Federal da Saúde e publicação no Diário Federal. Essas etapas podem durar até 1º de janeiro de 2026, quando também deverão ser apurados os valores dos honorários para cobrança na área ambulatorial Informações sobre seguro saúde.

A decisão do G-BA baseia-se numa iniciativa de representantes dos pacientes que há anos lutam por um maior reconhecimento da doença e por opções de tratamento adequadas. Mais recentemente, o G-BA adiou uma decisão porque os estudos disponíveis na altura foram considerados inadequados. O estudo então iniciado conseguiu confirmar os benefícios da lipoaspiração e levou à decisão atual.

Para muitas mulheres afectadas, este regulamento abre finalmente novas perspectivas para lidar com a sua doença. Isto deixa claro: a saúde não é um bem de luxo, mas um direito de todos. Há uma grande expectativa sobre a implementação e muitos esperam que a sua qualidade de vida aumente significativamente.