Deputado Verde Altuğ: Renúncia devido à liderança autoritária da facção!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O deputado verde Turgut Altuğ anuncia a sua saída do partido e do grupo parlamentar em Berlim e critica as estruturas autoritárias.

Der Grünen-Abgeordnete Turgut Altuğ kündigt seinen Austritt aus Partei und Fraktion in Berlin an, kritisiert autoritäre Strukturen.
O deputado verde Turgut Altuğ anuncia a sua saída do partido e do grupo parlamentar em Berlim e critica as estruturas autoritárias.

Deputado Verde Altuğ: Renúncia devido à liderança autoritária da facção!

Numa reviravolta surpreendente na política de Berlim, Turgut Altuğ, um membro de longa data do Partido Verde, anunciou a sua saída do grupo parlamentar e do partido. O homem de 60 anos, que se filiou ao partido em 2006 e é deputado desde 2011, implementará a sua decisão no dia 30 de novembro. Altuğ, que cresceu na Turquia e veio para a Alemanha em 1992, anunciou a sua decisão por e-mail dirigido a numerosos membros e actores da sociedade civil. Ele critica o facto de o grupo parlamentar liderado por Bettina Jarasch e Werner Graf estar a negligenciar as questões ecológicas fundamentais e descreve o estilo de liderança como autoritário. Como relata Tagesspiegel, Altuğ reclama do declínio do espaço para debates abertos dentro do grupo parlamentar e vê a supressão de opiniões minoritárias como problemático.

Altuğ, que trabalha como porta-voz para a conservação da natureza, educação ambiental e alimentação e agricultura, também expressa preocupação com a proximidade dos Verdes com o Partido de Esquerda e com a forma como lida com o anti-semitismo. Esses aspectos refletem o seu desconforto, que aparentemente também o motivou a não ser indicado novamente como candidato direto para as próximas eleições de 2026. “É inaceitável que os Verdes nomeiem um candidato principal do sexo masculino”, disse ele criticamente. A liderança do grupo parlamentar ficou surpreendida com a sua decisão e agradeceu-lhe os esforços até agora.

Efeitos e reações políticas

A associação distrital dos Verdes em Friedrichshain-Kreuzberg também está surpresa com a decisão de Altuğ e também lhe agradece pelo seu trabalho. Ao mesmo tempo, Timur Husein, líder distrital da CDU em Friedrichshain-Kreuzberg, ofereceu a Altuğ um novo lar político na CDU. Husein enfatiza que a CDU se preocupa com os problemas reais do povo de Kreuzberg e critica os Verdes pelo seu rumo atual.

O clima político em torno dos Verdes é tenso. O partido desenvolveu-se e cresceu significativamente nos últimos anos e tinha cerca de 126.000 membros em 2023. Mas a sua adesão e o seu compromisso também reflectem desafios; em 2021, 37% dos membros tinham menos de 40 anos. De acordo com Statista, os Verdes estão atualmente representados por 85 membros na Câmara dos Representantes e receberam apenas 11,6% dos segundos votos nas eleições federais de 2025 – uma derrota em comparação com as eleições de 2021.

A saída de Altuğ poderá não só ter um impacto significativo na dinâmica partidária, mas também na percepção pública dos Verdes. Tendo em conta os resultados das eleições anteriores e as constelações políticas na Alemanha, continua a ser emocionante ver como o partido se desenvolverá ainda mais.