Desfiles de lanternas e fogueiras de São Martinho: é assim que Berlim celebra o Dia de São Martinho!
No dia 11 de novembro, os berlinenses celebram o Dia de São Martinho com desfiles de lanternas, que comemoram São Martinho de Tours. Eventos em vários distritos convidam crianças e famílias.

Desfiles de lanternas e fogueiras de São Martinho: é assim que Berlim celebra o Dia de São Martinho!
Hoje, 11 de novembro de 2025, inúmeras crianças e famílias na Alemanha celebram o Dia de São Martinho, uma tradição profundamente enraizada na cultura. Os mais pequenos desfilam pelas ruas com lanternas coloridas, cantam canções alegres e vivem a lenda de São Martinho de Tours, famoso por partilhar generosamente o seu manto com um mendigo faminto. Este belo gesto é particularmente valorizado no Dia de São Martinho e é uma lembrança de valores como a caridade e a comunidade. [Tagesspiegel] relata que há muitos eventos em Berlim em torno deste dia especial.
A Arquidiocese de Berlim elaborou um programa emocionante para o Dia de São Martinho. Os tradicionais desfiles de lanternas e jogos do Dia de São Martinho acontecem em vários pontos da cidade, que alegram jovens e idosos. No Rheingauviertel, um jogo do St. Martin será realizado às 16h30. na Igreja de Santa Maria, seguido de um desfile de lanternas para a comunidade protestante de Zum Guten Hirten. Uma atmosfera particularmente festiva pode ser esperada em Kreuzberg: um desfile de cavalos será organizado às 16h30. na paróquia de São Bonifácio. Algo semelhante acontece em Mariendorf, onde a paz é celebrada na comunidade de Maria às 17h. antes do desfile das lanternas e da fogueira de São Martinho.
Tradição e preparativos para celebração
As celebrações do Dia de São Martinho não só comemoram os feitos lendários de São Martinho, mas também são um sinal da mudança das estações. Tradicionalmente, o dia 11 de novembro marca o fim da época de colheita e o início do inverno em muitas regiões. Em muitos países, incluindo a Áustria e a Alemanha, isto inclui uma refeição saudável de ganso assado ou carne de São Martinho e beber o primeiro vinho da estação. [Wikipedia] descreve que muitas vezes são acesas grandes fogueiras para comemorar, o que deu ao dia o apelido de “Dia da Faísca”.
Não importa para onde você olhe – a expectativa de uma comunidade ecumênica é palpável há semanas. Em Prenzlauer Berg, um serviço religioso do Dia de São Martinho acontecerá às 17h. na Igreja do Sagrado Coração, seguida de procissão de lanternas e festa no pátio, incluindo fogueira. Em Spandau também haverá uma peça de São Martinho seguida de um desfile de lanternas às 17h. na paróquia de São Marcos, enquanto em Schöneberg uma peça sobre São Martinho será apresentada na Igreja de São Matias a partir das 17h30. O compromisso pessoal dos pais e da comunidade desempenha um papel importante para que as crianças possam vivenciar vividamente o costume.
Uma celebração para toda a família
O amor por costumes como o Dia de São Martinho não é difundido apenas na Alemanha. Existem muitas tradições semelhantes associadas ao festival além-fronteiras. Quer você vá de porta em porta com lanternas na Holanda ou saboreie os famosos croissants de São Martinho na Polônia, o 11 de novembro é comemorado em todos os lugares e deixa a estação escura brilhar com luz e calor. Os vários costumes mostram quão profundamente enraizadas as lendas de São Martinho estão em muitas culturas e como unem as pessoas através das gerações.
Já é tempo de defender os valores tradicionalmente transmitidos e os encontros comunitários - porque o Dia de São Martinho não é apenas uma celebração, mas também uma oportunidade para celebrar a coesão social e iluminar os dias mais sombrios do ano com alegria e luz. Seja cantando juntos ou acendendo uma fogueira acolhedora, em todos os lugares você vivencia encontros calorosos e os olhos brilhantes das crianças que se movimentam com lanternas brilhantes e nos lembram a todos o que há de bom em nós.