Balanço positivo: tráfego ICE entre Hamburgo e Berlim estável!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Deutsche Bahn avalia positivamente o tráfego ICE entre Hamburgo e Berlim após a renovação da rota. Até abril de 2026, o tempo de viagem aumentará em 45 minutos, enquanto desvios e serviços adicionais serão implementados. Os bilhetes estão disponíveis a partir de 14,99 euros.

Die Deutsche Bahn bewertet den ICE-Verkehr zwischen Hamburg und Berlin nach der Streckensanierung positiv. Bis April 2026 verlängern sich die Fahrzeiten um 45 Minuten, während Umleitungen und zusätzliche Verbindungen implementiert werden. Tickets sind ab 14,99 Euro erhältlich.
A Deutsche Bahn avalia positivamente o tráfego ICE entre Hamburgo e Berlim após a renovação da rota. Até abril de 2026, o tempo de viagem aumentará em 45 minutos, enquanto desvios e serviços adicionais serão implementados. Os bilhetes estão disponíveis a partir de 14,99 euros.

Balanço positivo: tráfego ICE entre Hamburgo e Berlim estável!

Uma semana e meia após o início da extensa renovação geral da linha ferroviária entre Hamburgo e Berlim, a Deutsche Bahn tira conclusões positivas. Alto Ferrovia alemã o conceito de redirecionamento funciona bem. “Definimos bem o rumo”, afirma Stefanie Berk, chefe de marketing e vendas da DB Long-Distance Transport. No geral, as conexões ICE sem transferência facilitaram as viagens entre as duas cidades.

Um longo trem ICE 4 com 830 assentos circula a cada hora, e lugares como Lüneburg, Uelzen, Salzwedel e Stendal também se beneficiarão de conexões adicionais durante as obras. O tempo de viagem aumentou cerca de 45 minutos, mas isso foi levado em consideração em tempo hábil nas informações de horários tanto no DB Navigator quanto no bahn.de. Os viajantes pareciam bem informados nos primeiros dias e não houve problemas de capacidade – uma boa notícia tanto para os passageiros como para os viajantes.

O calendário e os efeitos da renovação

A renovação geral, que está prevista para durar até ao final de abril de 2026, abrange mais de 160 quilómetros de vias, bem como centenas de interruptores e caixas de sinalização. A construção começou em 1º de agosto de 2025 e resultou em centenas de trens cancelados. As ligações de longa distância estão a ser redireccionadas através de Uelzen, Stendal e Salzwedel, o que também significa que os passageiros nos arredores de Hamburgo têm de mudar para autocarros.

As ligações diárias entre Hamburgo e Berlim foram gravemente afetadas, mas no papel os viajantes ainda podem aceder a até 65 ligações, 36 das quais são diretas. Esta viagem sem transferência demora cerca de duas horas e meia, sendo uma alternativa mais rápida em comparação com a condução, que demora mais de três horas, segundo o Google Maps.

Projetos de modernização e estratégias de longo prazo

A renovação geral faz parte de um plano de modernização mais amplo que cobrirá mais de 4.000 quilómetros de vias até 2036. Como parte disto, as estações ferroviárias também serão renovadas e o controlo digital e a tecnologia de segurança serão melhorados. Os custos totais estão estimados em impressionantes 87 mil milhões de euros. Para melhorar as ligações de transporte, a Deutsche Bahn já introduziu diversas medidas, como o aumento da qualidade do transporte de longa distância e a introdução do “horário digital” em 2025, assumindo que os testes foram bem-sucedidos.

Sob o lema “Ferrovia Forte”, a DB Long-Distance Transport tem o objetivo de duplicar o desempenho do transporte para mais de 70 mil milhões de passageiros quilómetros por ano até 2030. Isto, juntamente com uma série de novas ligações diretas e melhorias na experiência do viajante, é um passo na direção certa. Tecnologias inovadoras, como o diagnóstico por câmaras, destinam-se a ajudar a estabilizar a situação económica do caminho-de-ferro e a aumentar a pontualidade, o que é da maior importância, especialmente nos tempos actuais.

No que diz respeito à proteção climática, é uma tendência positiva que todos os comboios operem em rotas eletrificadas utilizando eletricidade 100% verde desde 2018. Os depósitos de manutenção também funcionam de uma forma mais ecológica e o trabalho continua em medidas de sustentabilidade, por exemplo através de certificados CO₂ no website e na aplicação BahnBonus.

Para todos os viajantes que têm de se preparar para uma viagem mais longa entre Hamburgo e Berlim - os bilhetes estão disponíveis a partir de apenas 14,99 euros, o que é um bom negócio. Boa sorte na jornada!

Para mais informações sobre os desenvolvimentos atuais no transporte ferroviário, visite notícias diárias e IBIR.