Atualização do limite de velocidade: adversários ou apoiadores dos 50 km/h nas estradas principais?
Berlim está a examinar limites de velocidade: a partir de Agosto, 50 km/h poderão ser aplicados nas estradas principais, enquanto restam 30 km/h para proteger a qualidade do ar.

Atualização do limite de velocidade: adversários ou apoiadores dos 50 km/h nas estradas principais?
O que está acontecendo em Berlim? Os limites de velocidade nas principais estradas estão atualmente em debate na capital e uma mudança pode ser iminente. De acordo com a Senadora dos Transportes Ute Bonde (CDU), a qualidade do ar melhorou em muitos locais de Berlim, o que poderá potencialmente levar a 50 km/h em vez de 30 km/h permitidos em muitas estradas principais no futuro. Falando metaforicamente, isto poderia facilitar o trânsito nas estradas principais e aumentar a qualidade de vida nas zonas afectadas. Embora o limite de velocidade seja atualmente de 30 em 41 estradas principais, algumas ruas estão isentas das alterações. Apesar destes desenvolvimentos, os níveis de poluentes em sete estradas continuam a ser demasiado elevados, razão pela qual o limite de velocidade de 30 km/h ainda se aplica nessas estradas.
A actual discussão sobre limites de velocidade está estreitamente ligada aos planos de controlo da poluição atmosférica que são necessários em áreas onde os limites de poluentes atmosféricos da UE são excedidos. Estes planos contêm medidas para reduzir a poluição atmosférica e são atualizados regularmente enquanto os valores de qualidade do ar não forem cumpridos. De acordo com Environment NRW, estes planos também podem ser verificados quanto à sua eficácia e os cidadãos são convidados a fazer sugestões para melhorar a qualidade do ar.
Ouça os cidadãos!
O Senado de Berlim já aprovou a atualização e alteração do atual plano de controlo da poluição atmosférica, o que significa que o Conselho de Autarcas tem até meados de julho para expressar objeções e comentários. A decisão final do Senado poderá ser tomada em 5 de agosto. Até que esta decisão seja tomada, os actuais limites de velocidade permanecerão em vigor, o que significa que os condutores em Berlim permanecerão nos limites de velocidade habituais durante algum tempo.
Um ponto particularmente importante nesta discussão é a segurança dos percursos para a escola. O Senado já começou a analisar se o limite de velocidade em 25 estradas principais precisa ser mantido por razões de segurança no caminho para a escola. Esta avaliação é realizada em estreita cooperação entre as escolas, os distritos e a polícia. Mas ainda há aqui um problema crucial: não existe actualmente experiência com percursos escolares “altamente frequentados”, o que complica a tomada de decisões.
Um olhar para o futuro
À medida que o debate sobre os limites de velocidade continua a desenrolar-se, torna-se claro que o planeamento do controlo da poluição atmosférica é uma tarefa obrigatória para o Estado. Na Renânia do Norte-Vestefália, os governos distritais são responsáveis por isto. Eles não só desenvolvem novos planos de controlo da poluição atmosférica, mas também examinam estratégias existentes para melhorar a qualidade do ar. Em 2015, foi publicada em Colónia uma estratégia global para melhorar a qualidade do ar, que reúne vários intervenientes, como municípios, empresas e associações ambientais.
A questão que permanece é como serão as futuras medidas para reduzir as emissões e se as alterações planeadas nos limites de velocidade ajudarão a melhorar ainda mais a qualidade do ar. Ainda não se sabe se os novos limites de velocidade são a solução certa ou não. É claro que há algo a dizer sobre tudo isto: a qualidade do ar e a segurança rodoviária devem ser equilibradas para garantir o bem-estar dos cidadãos.