Importantes pontes subterrâneas em Gleisdreieck: demolição e anos de construção!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As pontes do metrô de Gleisdreieck, em Berlim, serão demolidas a partir de 2028. As deficiências de segurança exigem substituição.

Ab 2028 steht der Abriss von U-Bahn-Brücken am Gleisdreieck in Berlin an. Sicherheitsmängel erfordern den Austausch.
As pontes do metrô de Gleisdreieck, em Berlim, serão demolidas a partir de 2028. As deficiências de segurança exigem substituição.

Importantes pontes subterrâneas em Gleisdreieck: demolição e anos de construção!

Há grandes mudanças no Gleisdreieck em Berlim. A partir de 2028, duas pontes subterrâneas que cruzam as linhas U1 e U3 terão de ser demolidas e reconstruídas. O anúncio foi feito pelo Berliner Verkehrsbetriebe (BVG), que justificou a necessidade destas medidas devido a deficiências de segurança nas antigas pontes listadas. As pontes, em funcionamento desde 1913, têm agora quase um século e apresentam danos significativos, como revelou uma inspeção estrutural em julho de 2016. Nessa altura, foi atribuída uma classificação de condição de 3,9 e, desde então, as pontes só podem circular a uma velocidade máxima de 40 km/h em vez dos 50 km/h permitidos. O BVG prevê investir cerca de 74 milhões de euros no projecto, sendo 63 milhões de euros destinados ao viaduto e 11 milhões de euros à Ponte Dennewitz.

Os efeitos destas medidas de construção são de longo alcance. A demolição cobrirá uma área de aproximadamente 1,1 hectares do Parque Gleisdreieck, o que resultará no fechamento de 10.720 metros quadrados do parque por vários anos. 15 árvores também deverão dar lugar à construção. Durante a construção, uma das principais vias do parque ficará totalmente fechada, enquanto a outra será esporadicamente fechada para ciclistas e pedestres. Esta é provavelmente uma grande restrição para muitos visitantes do parque, que é uma rota importante para os ciclistas.

Tempo de construção e atrasos

A conclusão das novas pontes está prevista para junho de 2030. Mas esse prazo pode ser adiado. O BVG só apresentou os documentos para o processo de aprovação do planejamento à administração de transportes no início de outubro de 2023, o que significa que você terá que lidar com entraves burocráticos. Dado que o processo de aprovação médio em Berlim leva de quatro a cinco anos, a abertura das novas pontes ainda pode demorar muito.

O Gleisdreieckpark será assim durante alguns anos um canteiro de obras, o que exigirá muito não só dos visitantes, mas também da zona residencial envolvente. Na Dennewitzstrasse, a ponte atravessa até um edifício residencial, o que aumenta ainda mais a complexidade do projeto. Existe também a possibilidade de contestações e ações judiciais contra a obra, o que também pode atrasar o projeto. A protecção dos monumentos exige uma avaliação do impacto ambiental para a demolição das pontes antigas.

Preocupações de segurança e planos de remediação

Desde ontem, o BVG não se preocupa apenas com a segurança dos passageiros nestas rotas. Como já mencionado, os danos causados ​​pela ferrugem e o rebite estourado são um grande problema, razão pela qual os parques infantis vizinhos tiveram de ser fechados. A renovação geral das pontes faz parte de um programa abrangente de renovação que inclui um total de nove subprojetos no valor de 350 milhões de euros. Ao mesmo tempo, a estação ferroviária Nollendorfplatz também estará fechada durante quatro meses, de janeiro de 2024 a maio de 2024, uma vez que também estão pendentes obras de renovação.

Embora os preparativos para este grande projecto já estejam a todo vapor, resta saber como os residentes, visitantes do parque e passageiros irão lidar com as mudanças. O Gleisdreieckpark é popular não apenas por suas opções de lazer passivo, mas também por sua localização central como importante ponto de transferência de passageiros entre linhas de metrô.

A BVG contratou um escritório de planejamento especializado para gerenciamento de projetos para garantir que o extenso trabalho seja executado sem problemas e que contratempos possam ser evitados. O Gleisdreieck continuará a ser um local importante para os berlinenses, mesmo que os próximos anos sejam repletos de desafios. As pontes simplesmente precisam ser substituídas – não há como evitar isso.

Para mais informações sobre os planos e desenvolvimento do projeto de construção, os leitores podem consultar os artigos de RBB24 e Espelho Diário visita.