AfD Brandenburg: Relatório sobre extremismo revela citações escandalosas!
A AfD de Brandemburgo é classificada como firmemente extremista de direita. Um relatório atual lança luz sobre os desenvolvimentos.

AfD Brandenburg: Relatório sobre extremismo revela citações escandalosas!
A AfD de Brandemburgo está no centro das atenções depois de um relatório do Gabinete de Estado para a Protecção da Constituição ter confirmado a sua orientação extremista. O ministro do Interior, René Wilke (independente, pelo SPD), queria apresentar o documento na quinta-feira, mas o portal de notícias Nius publicou o conteúdo explosivo na segunda-feira. Este documento de 142 páginas é uma avaliação que classifica toda a AfD Brandenburg como definitivamente extremista de direita, como aquela taz relatado.
O relatório afirma inequivocamente que “já não há dúvidas sobre a orientação extremista de toda a associação regional”. Além disso, o partido continuou e intensificou significativamente os seus “esforços anticonstitucionais” identificados em 2020 durante o período em análise. Para este julgamento, o Gabinete para a Protecção da Constituição baseia-se numa extensa colecção de declarações de políticos da AfD de Brandemburgo, que são divididas em duas categorias: “Violações contra a dignidade humana” e “Violações contra o princípio da democracia e do Estado de direito”, tais como Mundo aponta.
O contexto político e as disputas jurídicas
O relatório é datado de 14 de abril de 2025, quando originalmente deveria ocorrer a reavaliação da AfD de Brandemburgo. Antecipando a publicação, a AfD tomou medidas legais contra a classificação, o que atrasou a publicação. É interessante que a então Ministra do Interior Katrin Lange (SPD) tenha demitido o chefe do Gabinete para a Protecção da Constituição do estado, Jörg Müller, por causa desta reavaliação e mais tarde teve de se demitir. A AfD retirou o seu processo no final de julho, o que significa que a atualização está agora de volta à agenda.
A resposta da AfD à publicação do relatório não surpreende. O líder do partido, René Springer, saudou o acesso ao trabalho do serviço secreto interno, que o partido vê como uma “missão de combate político”. A AfD Brandenburg é agora a quarta associação estatal a ser classificada como definitivamente extremista de direita, ao lado da Saxónia, Saxónia-Anhalt e Turíngia.
Factos e números sobre o extremismo de direita
A questão do extremismo de direita é mais urgente do que nunca. De acordo com o Gabinete para a Protecção da Constituição, havia cerca de 50.250 pessoas com potencial extremista de direita no final de 2024. Além disso, o número de crimes de extremistas de direita aumentou para 37.835 em 2024, o que representa um aumento significativo de 47,4% em comparação com 2023. A violência contra o alojamento de asilo também aumentou, e o artigo vinculado do Gabinete para a Protecção da Constituição fornece informações mais detalhadas informações sobre este desenvolvimento, que é acompanhado por um aumento na agitação publicamente percebida contra questões sociais.
Em resumo, pode dizer-se que o relatório sobre a AfD de Brandeburgo não só representa um ponto num discurso político complexo, mas também está inserido num contexto mais amplo de actividades extremistas de direita e dos seus efeitos sociais. Resta saber como se desenvolverão os desenvolvimentos políticos nas próximas semanas e meses.