Atenção, Brandemburgo: Alto risco de incêndios florestais – é assim que você se protege!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Barnim enfrenta um alto risco de incêndios florestais. Aumentar a conscientização sobre precauções e como lidar com incêndios é essencial.

Barnim kämpft mit hoher Waldbrandgefahr. Sensibilisierung für Vorsichtsmaßnahmen und Umgang mit Feuer essenziell.
Barnim enfrenta um alto risco de incêndios florestais. Aumentar a conscientização sobre precauções e como lidar com incêndios é essencial.

Atenção, Brandemburgo: Alto risco de incêndios florestais – é assim que você se protege!

Após as recentes ondas de calor, Brandemburgo enfrenta novamente um elevado risco de incêndios florestais. Assim estrela relatórios, o Ministério do Ambiente informou a população sobre o risco crescente de incêndios florestais em vários distritos. O risco de incêndios florestais é actualmente elevado, especialmente no sudoeste de Brandemburgo, bem como em Barnim e Märkisch-Oderland. Num total de outros sete distritos, foi mesmo identificado um risco médio.

O que exatamente isso significa para os visitantes da floresta? Os níveis de perigo de incêndio florestal variam de 1 (perigo muito baixo) a 5 (perigo muito elevado). Os níveis 3 e 4 estão atualmente ativos, o que significa que mesmo a menor faísca pode causar uma catástrofe significativa. O ministério, portanto, insta as pessoas a serem particularmente cuidadosas nas florestas e a evitarem fogueiras e fumar.

Um olhar sobre as áreas florestais e os riscos

Brandemburgo é conhecida por suas extensas florestas, que se espalham por cerca de 1,1 milhão de hectares e representam cerca de 37% da área do estado. Mas a beleza da natureza tem um preço, especialmente quando consideramos que a actividade humana é responsável por mais de 90% de todos os incêndios florestais. Como abaixo mleuv.brandenburg.de pode ser lido, as consequências do comportamento descuidado são devastadoras. De acordo com a Lei Florestal, as contra-ordenações podem ser punidas com multas até 20 mil euros.

A situação piorou nos últimos anos. As estatísticas mostram que ocorreram 1.059 incêndios florestais na Alemanha em 2023, uma diminuição de metade em comparação com 2022. Mas as áreas afetadas são alarmantes: em Brandemburgo, a área florestal afetada foi de 765,2 hectares e, portanto, representa mais de metade da área total ardida na Alemanha. A região de Jüterbog foi particularmente crítica, com cerca de 705 hectares de área ardida numa antiga área de treino militar, como aquela Agência Federal do Meio Ambiente relatado.

Previsões e precauções de longo prazo

Prevê-se que os riscos de incêndios florestais aumentem nas próximas décadas, à medida que se prevêem temperaturas mais elevadas e menos chuvas. Estudos mostram que as florestas de coníferas mais jovens e esparsas, com vegetação rasteira densa, estão particularmente em risco. A recomendação para a protecção preventiva é converter as monoculturas de coníferas em florestas mistas com uma maior proporção de madeira dura.

Dada a actual situação perigosa, as medidas de precaução são mais do que apenas um slogan. A população é chamada a tratar a natureza com cuidado e respeito. Temos que ter uma boa mão e todos nos unirmos para que as nossas florestas continuem a ser um local de refúgio para inúmeras gerações no futuro.