Eberswalde celebra o primeiro conselho de supervisão do Instituto da Biosfera da UNESCO!

Eberswalde celebra o primeiro conselho de supervisão do Instituto da Biosfera da UNESCO!
Em 19 de junho de 2025, a reunião constituinte do Conselho de Supervisão do Instituto de Reserva da Biosfera (BRI) ocorreu em Eberswalde. Este instituto da Universidade de Desenvolvimento Sustentável Eberswalde (HNEE) não é apenas único, mas também o primeiro Instituto da Categoria 2 da UNESCO com essa direção em todo o mundo. Um ano após o acordo trilateral entre a UNESCO, o Ministério das Relações Exteriores federais e o HNEE, esta reunião representa um passo significativo na cooperação internacional, a fim de promover o objetivo do desenvolvimento sustentável. Barnim reporta que as bri funções funções Portanto, parte de uma rede global de parceiros da UNESCO.O programa da UNESCO "Man and the Biosfera" (MAB), fundado em 1971, desempenha um papel central nisso. Ele estabeleceu o objetivo de melhorar a relação entre as pessoas e a natureza em nível global e combina a natureza e as ciências sociais para desenvolver soluções inovadoras para o desenvolvimento econômico sustentável. Com mais de 700 reservas de biosfera em todo o mundo, o MAB oferece uma plataforma para cooperação científica e troca de informações. As reservas atuam como "laboratórios abertos" para o desenvolvimento sustentável e garantem a diversidade biológica em uma interação complexa com as atividades humanas. UNESCO enfatiza que o reconhecimento como reserva de biosfera requer tipos de paisagem específicos e desenvolvimento sustentável do tipo modelo.
Orientação estratégica do BRI
O Conselho de Supervisão da BRI, que se reúne pelo menos uma vez por ano, tem a tarefa de projetar a direção estratégica do Instituto, definir marcos e verificar a maneira independente de trabalhar. As decisões básicas já foram tomadas na primeira sessão. O Dr. Stefanie Hedtkamp foi eleito presidente, enquanto o Dr. Suk-Kyung Shim assumiu o papel de vice-presidente. Os membros do conselho de supervisão representam um grande número de países e organizações, entre eles especialistas do Canadá, Gana, República da Coréia e Costa Rica. Isso torna claro o caráter internacional do Instituto, o que também é de importância central na avaliação e adaptação das estratégias.
Na véspera da sessão, os membros tiveram a oportunidade de visitar a Reserva da Biosfera Schorfheide Chori. Essa excursão não deve apenas dar aos participantes uma visão prática do uso sustentável da terra, mas também ilustrar a importância da educação ambiental nas reservas da biosfera. bfn enfatiza que as reservas da biosfera servem como regiões modelo para vincular o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza e, assim, fazer contribuições essenciais aos objetivos de sustentabilidade global.
objetivos gerais
A missão do BRI também inclui o treinamento dos jovens. O Instituto oferece um programa de mestrado na área de "Gerenciamento de Reserva da Biosfera" e coopera com a Universidade Leuphana de Lüneburg para construir uma faculdade de doutorado. O foco está nos focos de pesquisa, como o efeito e a importância das reservas da biosfera como regiões modelo para o desenvolvimento sustentável. Essas ofertas educacionais e de pesquisa estão intimamente ligadas aos objetivos do MAB, que impulsionam o desenvolvimento de economias sustentáveis e a garantia da diversidade biológica.
Resumido, a primeira reunião do Conselho de Supervisão da BRI mostra a importância das colaborações internacionais no campo da conservação da natureza e do desenvolvimento sustentável. No final do dia, há os desafios das mudanças climáticas e a perda da diversidade biológica na agenda - tópicos que afetam não apenas a atual geração, mas também a futura geração. As atividades do BRI têm o potencial de fazer inúmeras mudanças positivas ao lidar com nossos recursos naturais e promover um estilo de vida sustentável.
Details | |
---|---|
Ort | Eberswalde, Deutschland |
Quellen |