Karl Schlögel receberá o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão em 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Karl Schlögel receberá o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão em Frankfurt em 19 de outubro de 2025 por seu compromisso com a Ucrânia.

Karl Schlögel erhält am 19. Oktober 2025 in Frankfurt den Friedenspreis des Deutschen Buchhandels für sein Engagement für die Ukraine.
Karl Schlögel receberá o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão em Frankfurt em 19 de outubro de 2025 por seu compromisso com a Ucrânia.

Karl Schlögel receberá o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão em 2025!

Numa altura em que a consciência da democracia e da liberdade é mais necessária do que nunca, Karl Schlögel está a ser homenageado pelo seu compromisso incansável para com a Ucrânia. No domingo, 19 de outubro de 2025, o professor emérito e historiador estará com o renomado durante a Feira do Livro de Frankfurt Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão honrado. A Ministra da Cultura e Ciência, Dra. Manja Schüle, já felicitou e elogiou o extraordinário trabalho de Schlögel e o seu compromisso com uma Europa livre.

O Prémio da Paz é considerado um dos prémios mais importantes para jornalistas na Alemanha e é dotado de 25.000 euros. O prémio não só homenageia o trabalho da vida de Schlögel, mas também a sua contribuição incansável para promover a compreensão da Ucrânia e dos problemas da guerra de agressão russa. Na sua declaração, o júri destacou a sua obra extraordinária, que reflete uma paixão pelos ambientes de vida da Europa de Leste, especialmente em tempos de crise. O prêmio é tradicionalmente concedido no final da Feira do Livro de Frankfurt, na histórica Paulskirche.

Uma vida para a história do Leste Europeu

O historiador de 77 anos, nascido em Hawangen im Allgäu, passou toda a sua vida estudando a história da Europa Oriental e da Ucrânia. Depois de aprender russo na década de 1960 e fazer as suas primeiras viagens à União Soviética, ao longo dos anos moldou a Universidade Europeia Viadrina com uma cátedra de história da Europa de Leste, na qual desempenhou um papel fundamental na criação. A sua dissertação sobre conflitos laborais na União Soviética lançou as bases para uma carreira que o levou a passar por várias instituições académicas, incluindo a Universidade de Konstanz e como professor convidado em universidades internacionais.

Suas obras, como "Terror e Sonho. Moscou 1937" e "O Século Soviético. Arqueologia de um Mundo Perdido", tratam de contextos históricos complexos e nos encorajam a pensar fora da caixa. O dom literário de Schlögel e a sua capacidade de adotar perspectivas incomuns fazem dele um comentarista e cientista valioso que sempre reflete criticamente sobre os acontecimentos na Europa Oriental.

Um ativista comprometido

Como crítico do presidente russo Vladimir Putin, Schlögel faz campanha pela paz e pela liberdade não apenas na ciência, mas também ativamente na sociedade. Ele pode ser encontrado regularmente em protestos contra a guerra e está empenhado em promover uma melhor compreensão da Ucrânia entre o público alemão. Uma experiência formativa foi a ocupação russa da Crimeia em 2014, que serviu de alerta para ele e reforçou o seu compromisso.

O seu último livro, “On the Sandbank of Time”, também será publicado em outubro de 2025, no qual aborda a mudança na sua imagem da Rússia no contexto da Guerra da Ucrânia. Com uma abordagem sensível, Schlögel domina o equilíbrio entre a análise histórica e os acontecimentos atuais. A sua convicção de que a guerra na Ucrânia é também uma guerra contra a Europa ilustra a urgência da sua mensagem: sem uma Ucrânia livre, uma paz estável na Europa não é possível.

Finalmente, com as suas opiniões e obras, Schlögel convida-nos a colocar a Europa Oriental e a Ucrânia em particular num contexto europeu comum. Numa altura em que o mundo exige vozes da razão mais do que nunca, ele continua a ser uma voz incisiva para a liberdade e os desafios da sua área.