Berlim está em chamas: o calor do verão e o risco de incêndios florestais aumentam dramaticamente!
Alarme de calor em Brandemburgo: temperaturas chegam a 37 graus. O perigo de incêndio florestal sobe para o nível 4. Alertas meteorológicos atuais.

Berlim está em chamas: o calor do verão e o risco de incêndios florestais aumentam dramaticamente!
O calor está baixando sobre Berlim e Brandemburgo! Na quinta-feira, 14 de agosto de 2025, as temperaturas deverão subir para 33 a 36 graus. rbb24 informa que.... Estas temperaturas não só trazem consigo um desconfortável aumento de calor, mas o alerta oficial de calor extremo também permanece em vigor. O único alívio pode ser a brisa leve, que pode refrescar um pouco.
Na noite de sexta-feira as temperaturas caem para 16 graus, mas o bem-estar não se mantém num nível confortável por muito tempo. Temperaturas de até 37 graus são esperadas já na sexta-feira, embora aguaceiros locais e trovoadas possam interromper as fases extremamente quentes. No sábado haverá um arrefecimento, com temperaturas mais agradáveis de 25 a 28 graus e sol ocasional.
O risco de incêndios florestais aumenta
Enquanto as pessoas aproveitam o clima de verão, o segundo grande alerta que deve ser levado em conta é o aumento do risco de incêndios florestais em Brandemburgo. O índice de perigo de incêndio florestal atingiu o nível 4, o que significa que, em todo o país, os incêndios na floresta e a uma distância inferior a 50 metros da orla da floresta são proibidos durante todo o ano. Wetterfähren.de explica que….
Existe a possibilidade de o acesso às áreas florestais ser fechado para garantir a segurança. As florestas dos estados federais do Nordeste estão particularmente em risco atualmente, onde o risco de incêndios florestais se tornou mais relevante em comparação com outras regiões da Alemanha. Embora o número de incêndios florestais tenha diminuído nos últimos anos, condições climáticas extremas como as que vivemos atualmente podem representar novos desafios.
Efeitos das mudanças climáticas
A Agência Federal do Ambiente salienta que o risco de incêndios florestais relacionado com o clima permaneceu o mesmo ou até aumentou em algumas áreas A Agência Federal do Ambiente informa que.... Entre 2018 e 2019, em particular, o número de incêndios aumentou devido à seca e ao calor extremos. Durante este período, os estados federais do Nordeste foram particularmente afetados.
Os incêndios florestais ocorrem com menos frequência na Alemanha do que os danos provocados por tempestades e pragas, mas continuam a ser uma ameaça grave. As causas dos incêndios vão desde comportamento negligente até incêndio criminoso. Além disso, as atuais condições climáticas promovem significativamente o surgimento e propagação de incêndios e aumentam a pressão sobre os serviços de emergência.
Em resumo: Dadas as atuais condições meteorológicas e o risco acrescido de incêndios florestais, é aconselhável estar bem informado e agir com responsabilidade para poder desfrutar despreocupadamente dos belos dias de verão. A natureza e a sua segurança são, em última análise, importantes para nós.