Alarme em Potsdam: As árvores estão sofrendo com uma seca extrema!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Brandenburg an der Havel sofrerá uma seca extrema em 2025. Saiba como a cidade está lidando com a escassez de água.

Brandenburg an der Havel leidet 2025 unter extremer Trockenheit. Erfahren Sie, wie die Stadt mit Wasserengpässen umgeht.
Brandenburg an der Havel sofrerá uma seca extrema em 2025. Saiba como a cidade está lidando com a escassez de água.

Alarme em Potsdam: As árvores estão sofrendo com uma seca extrema!

Em 2025, a seca persistente será muito difícil para as plantas e especialmente para as árvores nas áreas urbanas. Alto Relatório da cidade As usinas estão sofrendo com uma falta significativa de água depois que a estação de referência climática do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático (PIK) relatou um nível recorde de precipitação baixa no primeiro semestre do ano. O resultado? Um acentuado stress hídrico, que é agravado pelo calor radiante das ruas e edifícios. Se você observar a situação na Alemanha durante a primavera, verifica-se que é uma das três mais secas desde o início das medições. ZDF hoje relatado.

Os solos estão demasiado secos e mesmo dados experimentais do Centro Helmholtz de Investigação Ambiental pintam um quadro preocupante. Os níveis de alerta de seca são determinados medindo a umidade do solo até uma profundidade de 1,8 metros, complementados por valores históricos. A situação actual poderia ser descrita como uma “hipoteca para o Verão”, como disse apropriadamente Katrin Drastig, do Instituto Leibniz de Engenharia Agrícola. Além disso, março de 2025 foi o mais seco desde o início dos registros. Em algumas regiões, as pessoas têm de lutar pelos seus jardins e pelas suas árvores porque a falta de água já está a ter um sério impacto nas florestas e na agricultura, como alertam os especialistas.

Dicas de rega para moradores da cidade

A administração da cidade de Potsdam apela aos cidadãos para que apoiem activamente as suas fábricas. Mas qual é a melhor maneira de fazer isso? Recomendamos regar com moderação, o que é melhor feito no final da noite ou de manhã cedo, quando o sol não brilha muito forte. Os especialistas recomendam regar as plantas na área da raiz para otimizar a absorção de água. Armazenar água da chuva e utilizar água industrial também são opções inteligentes em tempos de seca.

  • Bewässerung am Wurzelbereich, nicht von oben.
  • Niederschlagswasser speichern und nutzen.
  • Brauchwasser einsetzen.
  • Ein- bis zweimal wöchentlich kräftig gießen (40-50 Liter pro Baum).
  • Boden mit Mulchmaterial bedecken, um Verdunstung zu minimieren.

As árvores e arbustos mais jovens, em particular, requerem cuidados cuidadosos porque suas raízes ainda não são profundas o suficiente para absorver grandes quantidades de água com eficiência. Neste contexto, torna-se cada vez mais importante apoiar os ecossistemas locais, uma vez que a seca já está a ter consequências visíveis para a natureza em várias regiões da Alemanha.

A seca como desafio do futuro

A seca não afecta apenas a nossa água potável ou a agricultura, mas é também uma expressão das alterações climáticas em curso. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define seca como uma condição em que cai muito pouca precipitação durante longos períodos de tempo. Existem também desafios como o aumento das perdas por evaporação e a redução da humidade do solo causada pelas alterações climáticas. Agência Federal do Meio Ambiente explicado, ser reforçado.

Com as previsões prevendo o aumento da seca em muitas regiões, é claro que a sociedade terá cada vez mais de enfrentar novos desafios. Isto não só afecta as nossas plantas e florestas, mas também tem efeitos profundos em toda a agricultura e no abastecimento de água. A necessidade de previsões regionais e planos de gestão da seca torna-se essencial para o futuro das nossas cidades.