Alarme em Potsdam: As árvores estão sofrendo com uma seca extrema!
Brandenburg an der Havel sofrerá uma seca extrema em 2025. Saiba como a cidade está lidando com a escassez de água.

Alarme em Potsdam: As árvores estão sofrendo com uma seca extrema!
Em 2025, a seca persistente será muito difícil para as plantas e especialmente para as árvores nas áreas urbanas. Alto Relatório da cidade As usinas estão sofrendo com uma falta significativa de água depois que a estação de referência climática do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático (PIK) relatou um nível recorde de precipitação baixa no primeiro semestre do ano. O resultado? Um acentuado stress hídrico, que é agravado pelo calor radiante das ruas e edifícios. Se você observar a situação na Alemanha durante a primavera, verifica-se que é uma das três mais secas desde o início das medições. ZDF hoje relatado.
Os solos estão demasiado secos e mesmo dados experimentais do Centro Helmholtz de Investigação Ambiental pintam um quadro preocupante. Os níveis de alerta de seca são determinados medindo a umidade do solo até uma profundidade de 1,8 metros, complementados por valores históricos. A situação actual poderia ser descrita como uma “hipoteca para o Verão”, como disse apropriadamente Katrin Drastig, do Instituto Leibniz de Engenharia Agrícola. Além disso, março de 2025 foi o mais seco desde o início dos registros. Em algumas regiões, as pessoas têm de lutar pelos seus jardins e pelas suas árvores porque a falta de água já está a ter um sério impacto nas florestas e na agricultura, como alertam os especialistas.
Dicas de rega para moradores da cidade
A administração da cidade de Potsdam apela aos cidadãos para que apoiem activamente as suas fábricas. Mas qual é a melhor maneira de fazer isso? Recomendamos regar com moderação, o que é melhor feito no final da noite ou de manhã cedo, quando o sol não brilha muito forte. Os especialistas recomendam regar as plantas na área da raiz para otimizar a absorção de água. Armazenar água da chuva e utilizar água industrial também são opções inteligentes em tempos de seca.
- Bewässerung am Wurzelbereich, nicht von oben.
- Niederschlagswasser speichern und nutzen.
- Brauchwasser einsetzen.
- Ein- bis zweimal wöchentlich kräftig gießen (40-50 Liter pro Baum).
- Boden mit Mulchmaterial bedecken, um Verdunstung zu minimieren.
As árvores e arbustos mais jovens, em particular, requerem cuidados cuidadosos porque suas raízes ainda não são profundas o suficiente para absorver grandes quantidades de água com eficiência. Neste contexto, torna-se cada vez mais importante apoiar os ecossistemas locais, uma vez que a seca já está a ter consequências visíveis para a natureza em várias regiões da Alemanha.
A seca como desafio do futuro
A seca não afecta apenas a nossa água potável ou a agricultura, mas é também uma expressão das alterações climáticas em curso. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define seca como uma condição em que cai muito pouca precipitação durante longos períodos de tempo. Existem também desafios como o aumento das perdas por evaporação e a redução da humidade do solo causada pelas alterações climáticas. Agência Federal do Meio Ambiente explicado, ser reforçado.
Com as previsões prevendo o aumento da seca em muitas regiões, é claro que a sociedade terá cada vez mais de enfrentar novos desafios. Isto não só afecta as nossas plantas e florestas, mas também tem efeitos profundos em toda a agricultura e no abastecimento de água. A necessidade de previsões regionais e planos de gestão da seca torna-se essencial para o futuro das nossas cidades.