Níveis alarmantes de poeira fina em Brandemburgo: Saúde em risco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 3 de novembro de 2025, valores alarmantes de qualidade do ar serão medidos em Brandenburg an der Havel. Informações e recomendações para os cidadãos.

Am 3.11.2025 werden in Brandenburg an der Havel alarmierende Luftqualitätswerte gemessen. Informationen und Empfehlungen für Bürger.
Em 3 de novembro de 2025, valores alarmantes de qualidade do ar serão medidos em Brandenburg an der Havel. Informações e recomendações para os cidadãos.

Níveis alarmantes de poeira fina em Brandemburgo: Saúde em risco!

Uma análise da qualidade do ar em Brandenburg an der Havel mostra valores alarmantes hoje, 3 de novembro de 2025. A estação de medição no campo esportivo Werner-Seelenbinder documentou níveis de poeira fina de 100 microgramas por metro cúbico de ar. Este é o valor mais elevado e significa que a qualidade do ar é classificada como “muito má”. De acordo com maz-online.de, grupos sensíveis e de risco, como asmáticos ou pacientes cardíacos, podem limitar significativamente suas atividades ao ar livre.

Na região, os valores de dióxido de nitrogênio e ozônio não são muito melhores. O nível de dióxido de nitrogênio atingiu 200 microgramas por metro cúbico de ar, o que também pertence à categoria “muito pobre”. Descobriu-se que o ozônio estava em 240 microgramas por metro cúbico, o que mais uma vez excede o limite do nível de alarme. Esta má qualidade do ar é um lembrete a todos, especialmente às pessoas sensíveis, para reduzirem significativamente as suas actividades ao ar livre.

A poluição do ar como um problema sério

A poluição atmosférica continua a ser um dos maiores riscos ambientais para a saúde na Europa. Os números mostram que cerca de 239 000 pessoas na UE morrem todos os anos devido às poeiras finas, com base nas directrizes da OMS. As áreas urbanas, em particular, são afectadas, o que mostra claramente que há necessidade de acção neste domínio. eea.europa.eu também relata que entre 2005 e 2022, as mortes causadas por poeira fina foram reduzidas em 45%. É um bom sinal, mas ainda há um longo caminho a percorrer: a meta da UE é uma redução de 55% até 2030.

As novas regras da UE em matéria de qualidade do ar, que entraram hoje em vigor, destinam-se a ajudar a gerir o tráfego aéreo e a melhorar a exposição da população. Isto permitirá que as comunidades em toda a Europa procurem soluções mais sustentáveis.

Fogos de artifício e partículas

Deve ser dada especial atenção à poluição por poeiras finas durante a véspera de Ano Novo. Cerca de 2.050 toneladas de poeira fina são geradas pelos fogos de artifício todos os anos, sendo que 75% dela – cerca de 1.500 toneladas – é liberada somente nesta noite. No entanto, as condições meteorológicas podem manter estas partículas no ar durante várias horas, o que pode aumentar drasticamente a exposição a curto prazo, como observa a Agência Federal do Ambiente. No entanto, os fogos de artifício não devem ser vistos como um grande problema ambiental, embora os picos de curto prazo durante tais eventos aumentem significativamente. Mais detalhes sobre este tópico também podem ser encontrados em maz-online.de.

Os desafios mencionados exigem uma responsabilidade partilhada de todos os cidadãos. Cabe a nós tomar decisões de acordo com o índice de qualidade do ar. Em tempos como estes, é importante prestar atenção à sua própria saúde e à das pessoas ao seu redor.