Armin Schubert: Prêmio por comprometimento e novos projetos em Brandemburgo
Armin Schubert é homenageado por seu compromisso em Brandenburg an der Havel. Abertura de nova loja e treinamento de socorristas.

Armin Schubert: Prêmio por comprometimento e novos projetos em Brandemburgo
Em 27 de junho de 2025, Armin Schubert, um educador cultural comprometido e fundador da Galeria da Escola de Arte Juvenil Sonnensegel, recebeu a Medalha do Parlamento Estadual pelos serviços prestados à comunidade. Schubert, que fundou a importante instituição em 1990, implementa desde 2007 o projeto “Bücherkinder”, que tem como foco a educação cultural de crianças e jovens.
“Gostaria de incentivar as crianças e os jovens a olharem o mundo de uma forma diferenciada e a pensarem de forma independente”, explica Schubert. Ele enfatiza que é importante se envolver mesmo em situações desconfortáveis. Com a ajuda de seus projetos, ele não só ensina aos jovens habilidades artísticas, mas também valores como o compromisso social.
Engajamento cultural em Brandemburgo
No dia 17 de junho de 2024, um evento organizado pela Brandenburg Book Children aconteceu em Berlim sob o lema: “Nosso hoje se transforma em amanhã, alimentado pelo ontem”. O objetivo era enfrentar desafios por meio do trabalho cultural e incentivar o envolvimento com o mundo. Schubert também critica o pensamento maximizador do nosso tempo e alerta para os perigos para a democracia, apoiado por representantes de alto escalão como o Presidente Federal Frank-Walter Steinmeier.
Um elemento central de seu trabalho são os livros e obras de arte criados em conjunto com as crianças. Neste contexto, uma palestra sobre “educação cultural” também pode ser esperada como parte das palestras da Universidade Stendal. Schubert fala sobre a relevância da aprendizagem analógica num mundo digital em que as crianças estão muitas vezes sobrecarregadas.
Operação do corpo de bombeiros em Brandemburgo
Enquanto as atividades culturais florescem na cidade, houve recentemente uma operação de combate a incêndios na loja de moda “Underground”. Uma linha de energia quebrada foi descoberta por uma funcionária quando ela abriu a loja. Felizmente não houve incêndio, mas os bombeiros tiveram que intervir para limpar o ar da loja. Ainda não está claro por que os detectores de fumaça não dispararam o alarme.
Novos negócios e iniciativas
Ao mesmo tempo, uma nova loja de oleados, toalhas de mesa e bolsas foi inaugurada por Markus Eberts em Brandenburg an der Havel. A nova inauguração pretende ajudar a revitalizar a rua principal, que está vazia há muito tempo. Eberts assinou um contrato de arrendamento de longo prazo, o que fala do desenvolvimento positivo da área.
Além disso, um grupo de bombeiros voluntários no escritório de Brück está sendo treinado para se tornarem unidades de socorristas, a fim de poder ajudar mais rapidamente em emergências. Esta iniciativa é particularmente importante porque o prazo legal para ajuda na Alemanha é de 15 minutos. Para financiar o equipamento e a formação necessários, os ajudantes precisam de cerca de 4.500 euros e pretendem arrecadar este valor através de donativos.
Outro plano orientado para o futuro diz respeito ao desenvolvimento de um parque solar em Brück, que pretende instalar módulos em 77 hectares. A tecnologia agro-PV também está a ser considerada para permitir a dupla utilização do parque solar e da agricultura. As discussões com os proprietários dos terrenos já estão em curso e o planeamento está a ser coordenado com a administração local.
No geral, é claro que há muito movimento em Brandenburg an der Havel, tanto na área cultural como social. Os cidadãos são chamados a participar ativamente na formação da sua comunidade, com Schubert e as suas iniciativas a darem um importante contributo.