Berlim águas no abismo: as mudanças climáticas apertam a crise!

Berlim águas no abismo: as mudanças climáticas apertam a crise!

Brandenburg an der Havel, Deutschland - Nos últimos anos, a condição das águas em Berlim e Brandenburgo tem sido cada vez mais preocupante. Como o berliner kurier relata rios e lagos sofrem das conseqüências de mudanças de climate e intervalos humanos. A qualidade da água no Wannsee, que se deteriorou consideravelmente em 2024, é particularmente impressionante, uma vez que a água é frequentemente coberta por algas azuis. No geral, a qualidade da água do banho é considerada boa a muito boa em muitas partes, mas com 8 em 56 pontos de medição, o semáforo é claro em vermelho - um grau 5, enquanto 27 pontos de medição recebem uma laranja - grau 4.

A avaliação da qualidade da água ecológica inclui fatores como algas e colonização de plantas, bem como o conteúdo de poluentes, como fósforo e nitrogênio. O sistema de canal de água misto em Berlim, que também contém a onda, é um desafio. Medicamentos diários e produtos químicos das famílias entram na água e pioram a condição.

Diretrizes da UE e medidas locais

A União Europeia se esforça para melhorar a qualidade da água até 2027, com a diretriz da estrutura da água de 2000 objetivos ambiciosos. No entanto, com apenas 9 % de águas ecologicamente intactas, a Alemanha tem um valor significativamente abaixo da média em comparação com outros países da UE, onde apenas 37 % das águas são consideradas intactas (

Para melhorar a condição das águas, é urgentemente necessário renaturação. O NABU já está realizando medidas ao sul de Havelberg, e o financiamento dos estados federais de Brandemburgo e Saxônia-Anhalt também é fornecido para atender aos requisitos da UE até 2033. No entanto, os níveis de água na região diminuíram quase 50 % devido a mudanças climáticas, o que aumenta a necessidade de ação.

Traços e desafios globais

No geral, uma imagem alarmante mostra: De acordo com a Agência Europeia do Meio Ambiente, apenas 37 % das águas superficiais da UE alcançaram uma condição ecológica "boa" em 2021. Na Alemanha, não há águas superficiais em uma condição química aceitável (DetailsOrtBrandenburg an der Havel, DeutschlandQuellen

Kommentare (0)