Estudantes indianos descobrem Brandeburgo: o Erasmus+ torna isso possível!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Estudantes indianos frequentam o Saldern-Gymnasium em Brandenburg an der Havel como parte do programa Erasmus+ para intercâmbio internacional.

Indische Schüler besuchen das Saldern-Gymnasium in Brandenburg an der Havel im Rahmen des Erasmus+-Programms für internationalen Austausch.
Estudantes indianos frequentam o Saldern-Gymnasium em Brandenburg an der Havel como parte do programa Erasmus+ para intercâmbio internacional.

Estudantes indianos descobrem Brandeburgo: o Erasmus+ torna isso possível!

Uma recepção calorosa aos estudantes indianos convidados no von Saldern-Gymnasium em Brandenburg an der Havel. No âmbito do programa Erasmus+ da UE, estudantes de quatro cidades indianas, como Mumbai e Nova Deli, têm a oportunidade de conhecer a Alemanha até 10 de julho. O programa visa dar aos jovens uma imagem realista da Alemanha e, ao mesmo tempo, promover os seus conhecimentos da língua alemã. Johanne Webrink, que dirige a escola e que se aposentará em breve, tem uma longa tradição em receber hóspedes. Os estudantes indianos vivem principalmente em famílias anfitriãs de estudantes von Saldern em Brandenburg an der Havel e nas cidades vizinhas de Plaue, Bensdorf e Zitz.

Uma calorosa recepção também ocorreu na prefeitura, onde o prefeito Steffen Scheller deu as boas-vindas aos convidados indianos. Durante sua visita, ele manteve discussões detalhadas e deu uma visão sobre a cultura e o modo de vida alemães. Os estudantes indianos parecem muito entusiasmados com as suas novas experiências, mesmo que achem um pouco difícil acordar cedo, às 6h30, para irem para a escola.

Insights sobre a cultura escolar indiana

Na Índia, as escolas são frequentemente extremamente populares: até 8.000 alunos podem estudar em escolas indianas. O currículo estipula que três línguas sejam ensinadas até a 8ª série. Outra pequena novidade são os ônibus escolares amarelos, considerados o meio de transporte mais comum na Índia. Para os estudantes aqui na Alemanha, a imagem da vida escolar diária na Índia é impensável.

Mas não é só a escola que está em pauta: um destaque é explorar a cultura alimentar local. Alguns estudantes estão ansiosos para experimentar a comida indiana no Malabar – conhecido por seus pratos picantes e aromáticos. Os estudantes indianos gostam que o almoço e o jantar em sua cultura sejam geralmente quentes e ricos. Comer também é um intercâmbio cultural; Compreender os hábitos alimentares é uma parte importante da troca.

Financiamento através do Erasmus+

O programa Erasmus+ oferece não só aos estudantes alemães, mas também aos estudantes indianos, a oportunidade de adquirir experiência internacional. Permite o intercâmbio de estudantes e promove não só a aprendizagem de línguas estrangeiras, mas também o diálogo intercultural. Os estudantes na Alemanha podem desfrutar de diversas oportunidades para fazer contatos internacionais e se desenvolver profissionalmente. Os programas são voltados para alunos de cursos de curta duração, bacharelado e mestrado, além de alunos de doutorado. Erasmus+ também garantiu que muitos estudantes recebessem apoio financeiro, o que facilita um pouco estas estadias no estrangeiro.

Muitos dos estudantes indianos também têm a ideia de estudar na Alemanha. Brandenburg an der Havel pode ser um local interessante para você. A ideia de estudar em outro país no futuro não é apenas uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico para os jovens, mas também um trampolim para uma nova vida.

Os encontros mútuos no âmbito de tais programas de intercâmbio são inestimáveis. Aqui todos, estudantes indianos e alemães, aprendem a pensar fora da caixa e a ganhar novas perspectivas. E é exatamente isso que traz não só conhecimento, mas também compreensão e respeito por outras culturas.