Ciclismo urbano de Brandemburgo: 1.005 ciclistas percorrem mais de 83.000 quilômetros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Brandenburg começará a pedalar na cidade em 7 de setembro de 2025. O prefeito Scheller pede participação ativa!

Brandenburg startet am 7. September 2025 das Stadtradeln. Bürgermeister Scheller ruft zu aktiver Teilnahme auf!
Brandenburg começará a pedalar na cidade em 7 de setembro de 2025. O prefeito Scheller pede participação ativa!

Ciclismo urbano de Brandemburgo: 1.005 ciclistas percorrem mais de 83.000 quilômetros!

O ciclismo urbano está a todo vapor em Brandenburg an der Havel! A campanha deste ano, organizada pelo Clube Geral Alemão de Bicicleta (ADFC), começou no domingo, 7 de setembro, e os primeiros números são promissores: mais de 1.189 utilizadores já se inscreveram em 137 equipas, e 1.005 ciclistas já percorreram mais de 83 mil quilómetros juntos – o equivalente a dar duas voltas ao mundo. A cidade está comprometida, pois o prefeito Steffen Scheller apela a todos os cidadãos para que participem ativamente. O objetivo é superar as marcas do ano passado de 1.046 ciclistas ativos e 194 mil quilômetros percorridos.

A competição amistosa vai até 27 de setembro de 2025 e não é disputada apenas entre os ciclistas da sua própria cidade, mas também contra a cidade irmã dinamarquesa de Ballerup. Até ao momento, 295 ciclistas ativos em 45 equipas já percorreram 28.579 quilómetros, e o espírito competitivo é perceptível! Qualquer pessoa que queira participar em Brandemburgo pode simplesmente registar-se através do site Stadtradel ou da aplicação CITY CYCLING. As inscrições são possíveis a qualquer momento até ao final da campanha. Prêmios atraentes aguardam os ciclistas mais esforçados, como vouchers da loja de bicicletas de Brandemburgo “Radsport Bert” e um pacote promocional de bicicletas para a equipe do ensino fundamental com mais quilômetros.

Esforços conjuntos para a sustentabilidade

Uma iniciativa especial relacionada com o ciclismo urbano é o ciclismo escolar, uma competição em contexto escolar que decorre em simultâneo com o ciclismo urbano. Tenta-se motivar os alunos a adotarem a mobilidade sustentável. Os grupos-alvo não são apenas os próprios alunos, mas também pais e professores que podem servir de modelo. Os municípios que participam no ciclismo urbano têm a oportunidade de promover ativamente o ciclismo escolar, que visa sensibilizar as crianças e os jovens para o ciclismo.

Esta oferta também torna visível o potencial do ciclismo na região, o que é particularmente importante dados os esforços atuais da Alemanha para se tornar um país atraente para o ciclismo. O Plano Nacional de Ciclismo do Governo Federal traça a visão para 2030, que visa um grande volume de tráfego em favor das bicicletas. Este desenvolvimento é apoiado por estudos e dados atuais que mostram um impacto positivo do aumento da utilização da bicicleta no clima, nas cidades e na saúde.

Chave para um país ciclista

Cientistas do Fraunhofer ISI descobriram que muitas previsões de tráfego existentes subestimam o tráfego ciclável porque não levam em consideração fatores intangíveis cruciais, como a percepção de segurança no trânsito ou a qualidade das ciclovias. A nova abordagem à avaliação do potencial poderá ajudar a compreender melhor as condições gerais e a promover ainda mais a utilização de bicicletas. Um modelo abrangente para um país ciclista na Alemanha é apoiado por três pilares centrais: a infra-estrutura cicloviária, o transporte público e a facilidade de uso da bicicleta nos municípios.

Nestas competições, Brandenburg an der Havel mostra como o espírito comunitário e um pouco de pressão competitiva não só tornam o ciclismo mais atraente, mas também podem ajudar a concretizar a visão de um espaço habitacional mais sustentável e habitável. Então, queridos ciclistas, subam no selim, preparem-se, vão!