A nova naturalização digital de Berlim: rápida, segura e eficiente!
A senadora do Interior Iris Spranger enfatiza a segurança do processo de naturalização digital em Berlim, que será reformado a partir de 2024.

A nova naturalização digital de Berlim: rápida, segura e eficiente!
O processo de naturalização está actualmente a ser revolucionado em Berlim. A senadora do Interior Iris Spranger (SPD) enfatiza a eficiência e segurança do processo digitalizado. Ela enfatiza que esse procedimento contrasta fortemente com os métodos análogos de outros estados federais. Não poderia representar um risco à segurança. Um exame minucioso do pedido de naturalização garante que apenas pessoas sem antecedentes criminais ou fraude de identidade recebam a cidadania alemã.
Mas o que isso significa para os cidadãos? Os inquéritos digitalizados às autoridades de segurança e o acesso completo ao processo de imigração permitem praticamente excluir a utilização indevida. A vantagem decisiva: as naturalizações baseadas em informações falsas podem ser rapidamente revertidas e quaisquer manipulações são rapidamente identificadas. “O compromisso com uma ordem básica democrática e livre também é um pré-requisito para todos que desejam obter um passaporte alemão”, acrescenta Spranger.
Estatísticas e perspectivas de naturalização
Os números falam por si: foram realizadas impressionantes 21.802 naturalizações em Berlim em 2022 – mais do dobro do ano anterior! No primeiro semestre de 2023, foram somadas 20.060 naturalizações. A Secretaria de Estado de Imigração (LAE) tem previsões otimistas para o restante de 2023, em que são esperadas cerca de 40 mil naturalizações. O presidente da Câmara de Berlim, Kai Wegner (CDU), considera que os procedimentos digitais recentemente introduzidos dissipam dúvidas sobre se estas mudanças realmente funcionam.
A nova Lei da Nacionalidade, que entrará em vigor em 30 de junho de 2024, também se insere no contexto destes desenvolvimentos. Esta lei, que foi aprovada pelo Gabinete Federal em Agosto de 2023 e aprovada pelo Bundestag em Janeiro de 2024, moderniza os regulamentos anteriores que se baseavam na “Lei do Reich e da Nacionalidade” de 1913. A reforma visa aumentar a taxa de naturalização, que era de 1,1 por cento em 2022, abaixo da média da UE de 2 por cento, bem como promover a participação na sociedade.
Naturalização em transição
Com a nova lei, adquirir a cidadania passará a ser regra caso um parente do imigrante viva legalmente na Alemanha há cinco anos. Os ex-trabalhadores convidados não precisam mais fazer teste de naturalização; A comunicação oral em alemão é suficiente. Além disso, o requisito da opção, que no passado dificultou a vida de muitas crianças com raízes estrangeiras, já não se aplica.
A reforma também inclui importantes medidas de segurança que já foram digitalizadas e aceleradas. Estas destinam-se a garantir que a naturalização ocorra adequadamente e que os abusos sejam evitados, tanto quanto possível. No entanto, também existem vozes críticas sobre as propostas de reforma. Alguns observadores acreditam que a naturalização deve ser o fim do processo de integração e estão preocupados com o facto de o processamento acelerado dos pedidos nem sempre ser do interesse da sociedade.
Com estas mudanças, a Alemanha responde aos desafios enquanto país de imigração e adapta-se cada vez mais às necessidades de uma sociedade diversificada. Mais informações sobre o tema estão disponíveis junto ao Governo Federal em governo federal.de, onde é explicada detalhadamente a importância central desta reforma para o futuro da naturalização na Alemanha.