Cottbus está iniciando um bacharelado duplo único em música!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cottbus oferecerá um curso duplo de educação musical a partir do semestre de inverno de 2026/27, começando pelo BTU e pela cidade.

Cottbus bietet ab Wintersemester 2026/27 ein duales Studium in Musikpädagogik an, startet durch BTU und Stadt.
Cottbus oferecerá um curso duplo de educação musical a partir do semestre de inverno de 2026/27, começando pelo BTU e pela cidade.

Cottbus está iniciando um bacharelado duplo único em música!

Algo está acontecendo na área da educação musical em Cottbus! Em 4 de novembro de 2025, o prefeito Tobias Schick e o vice-presidente Prof. Peer Schmidt assinaram um importante contrato no Conservatório de Cottbus para introduzir o primeiro programa de estudo duplo para pedagogia instrumental e vocal na Universidade Técnica de Brandemburgo Cottbus-Senftenberg (BTU). Esta é uma verdadeira novidade na Alemanha.

O novo modelo de estudo começa no semestre de inverno de 2026/27 e oferece uma excelente oportunidade para jovens talentos combinarem seu talento musical com conhecimento pedagógico. No âmbito de um projeto piloto, serão inicialmente disponibilizadas duas vagas práticas. Os anúncios para estes locais ocorrerão em novembro de 2025, e devido à grande procura de especialistas em escolas de música, espera-se um grande interesse nesta oferta para além de Cottbus e região.

Conteúdo e estrutura do estudo

O programa de bacharelado dura oito semestres e abrange diversos gêneros musicais: do clássico ao jazz e do rock ao ensino fundamental de música. Os alunos têm a oportunidade de se concentrar nos instrumentos principais e secundários ou no canto e aprender como transmitir os seus conhecimentos de forma eficaz. Uma característica especial do curso duplo é a estreita ligação entre teoria e prática, que garante renda mensal para futuros educadores musicais.

Outra vantagem é a formação em dois locais de aprendizagem: na escola de música, onde são ministrados conteúdos práticos, e na universidade, responsável pelos cursos teóricos. O pré-requisito para admissão ao programa é uma qualificação geral de ingresso na universidade, um contrato de estudo com um parceiro de cooperação e aprovação em um teste de aptidão.

Perspectivas futuras para graduados

Os graduados do novo Bacharelado em Música (B.Mus.) estão idealmente qualificados para diversas áreas: seja para escolas de música, programas de educação cultural, projetos musicais independentes ou mesmo para trabalho autônomo. Isso significa que a oferta do curso não é um benefício apenas para os alunos, mas também para todo o cenário cultural da região e além dela.

Como toda a educação musical na Alemanha, o novo programa de estudos duplos na BTU Cottbus-Senftenberg certamente trará uma lufada de ar fresco para a indústria. Só podemos esperar que muitos jovens talentosos fiquem entusiasmados com esta oferta única.