Cottbus inicia o projeto futuro: o Lausitz Science Park deve criar empregos!
Cottbus inicia o projeto futuro: o Lausitz Science Park deve criar empregos!
Cottbus, Deutschland - No cottbus está acontecendo muito! Em 11 de julho de 2025, o importante aviso de doação para os primeiros passos para o estabelecimento do Lausitz Science Park (LSP) pelo Dr. Klaus Freytag, representante do primeiro -ministro do Lausitz. Esse desenvolvimento marca o início de um projeto de grande escala que visa promover a renovação econômica da região. Com uma área central de 145 hectares - cerca do dobro do tamanho de todo o centro da cidade de Cottbus - o LSP se torna um componente central da transformação em Lusatia. Wochenkurier relata que ...
Mas o que exatamente a paisagem inovadora do parque traz? O Lausitz Science Park não apenas atuará como um local para empresas e startups, mas também estará intimamente ligado à Universidade de Cottbus-senftenberg (BTU). Aqui, as habilidades nas áreas promissoras de transição energética, saúde, inteligência artificial e sensores devem ser incluídos. Isso planejava criar centenas para milhares de empregos altamente qualificados nas próximas décadas.
Impulsos e perspectivas econômicas
O acordo do LSP também terá um impacto positivo nos negócios locais. Ao criar novos empregos e oportunidades para iniciar uma empresa, espera -se que os jovens possam permanecer na região. Além disso, o centro da cidade de Cottbus se beneficiará da proximidade com o BTU e o LSP - isso não apenas animará cafés e apartamentos, mas também expandirá as ofertas culturais. Outra vantagem: escolas e instituições de treinamento podem se beneficiar da mais recente tecnologia por meio de cooperação com o LSP, que abre novas perspectivas para os Lausitzers.
A atratividade adicional do LSP também inclui um conceito que depende da sustentabilidade e da infraestrutura moderna. São planejados um city da cidade com muito verde e um suprimento de energia ecológico. O desenvolvimento da área central deve ser concluído até 2031, enquanto o parque inteiro incluirá 420 hectares. Além disso, Brandenburg planeja investir mais de 5,5 milhões de euros em preparação e planejamento, com vista para outros 51 milhões de euros de 2027.
Desafios da mudança estrutural
Esses desenvolvimentos estão no contexto de amplo apoio financeiro, que foi possível pela Lei de Fortalecimento Estrutural de 2020. No total, 10,32 bilhões de euros devem fluir para a região até 2038 para compensar a perda de locais de trabalho industriais e os efeitos da fase de carvão. Lausitz-structurwandel.de informa sobre.
A mudança estrutural não é isenta de desafios. Os municípios menores geralmente lutam para se candidatar a financiamento, enquanto Cottbus pode se beneficiar de um forte acordo de projetos. Um tópico que é frequentemente negligenciado de acordo com relatos é a integração da economia nos processos; Por exemplo, mais de 76 % das empresas classificam a cooperação com a política como insuficiente. Também no Comitê Especial de Desenvolvimento Estrutural Lausitz, é criticado que aspectos importantes, como a criação de locais de trabalho industriais, não encontram atenção suficiente.
Um geocache estava simbolicamente escondido no site: um gesto pequeno, mas fino, que sublinha a importância do projeto para toda a região. O parque científico de Lausitz poderia, portanto, se tornar um mecanismo real para o futuro de Cottbus e a área circundante - é só que se espera que a implementação seja tão dinâmica quanto os planos. Você pode encontrar mais informações no site da Cottbus.
Details | |
---|---|
Ort | Cottbus, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)