Domowina fortalece a proteção de monumentos: garantindo a cultura sorábia de forma sustentável!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Cottbus fortalece a cultura Sorbian/Wendish através de um novo grupo de trabalho e documentação de monumentos.

Cottbus stärkt die sorbische/wendische Kultur durch neue Arbeitsgruppe und Dokumentation von Denkmälern.
Cottbus fortalece a cultura Sorbian/Wendish através de um novo grupo de trabalho e documentação de monumentos.

Domowina fortalece a proteção de monumentos: garantindo a cultura sorábia de forma sustentável!

Quais são as novidades de Cottbus/Chóśebuz? As culturas Sorbiana e Wendish são há muito tempo temas quentes na cidade. Heike Apelt da Domowina – Associação dos Sorbs Lusacianos. V. agora pertence oficialmente ao grupo de trabalho “Monumentos Sorbios/Wendish da cidade de Cottbus/Chóśebuz – I Serbske pomniki města Cottbus/Chóśebuz”. A nomeação foi feita por sugestão do prefeito Tobias Schick e discutida na última reunião trimestral em setembro. Também foram determinados os próximos passos para a preservação e cuidado do patrimônio cultural.

Uma preocupação central do grupo de trabalho é a preservação das evidências culturais da Sorbia e da Wendish, especialmente no que diz respeito à arte na arquitetura. Muitas destas provas importantes ainda não foram definitivamente garantidas e a cidade de Cottbus/Chóśebuz gostaria agora de abordar esta questão especificamente. Já podem ser encontrados alguns murais valiosos, especialmente no centro da cidade, incluindo no passeio marítimo da cidade e no bairro Wendish, bem como placas memoriais que homenageiam personalidades importantes. As muralhas dos castelos eslavos em Sielow/Žylow e em Mitte/Srjejź também são de grande importância como monumentos arqueológicos.

Um lugar de cultura

A Wendish House (Serbski dom) é o coração da comunidade sorábia em Cottbus. Localizado no centro da cidade, próximo ao Teatro Estadual, foi inaugurado em 1990 como centro cultural, político e de informação. Não é apenas a sede da Domowina e da Associação Regional Domowina de Niederlausitz e.V., mas também um local que promove encontros e intercâmbios. A Fundação para o Povo Sorbiano tem aqui uma presença importante, tal como o Instituto Sorbiano, que se dedica à investigação da língua e cultura da Baixa Sorbia.

Além disso, o Wendische Haus pode voltar a uma variedade de ofertas. Ele abriga uma biblioteca com baixo teatro, organiza exposições e eventos na sala do clube e possui um escritório de informações em Niederlausitz para o conjunto nacional da Sorbian desde 2013. Aliás, o ramo da editora de Domovina Bautzen contribui para a diversidade da vida cultural e as linhas que a liberdade de sorbiana não é esquecida.

O caminho para o futuro

A cooperação entre a cidade de Cottbus/Chóśebuz e Domowina na área da preservação de monumentos continua a ser extremamente importante. O objectivo do novo grupo de trabalho é claro: a recolha, documentação e valorização dos monumentos e testemunhos da Sorbia e Wendish devem ser promovidas para que estas valiosas peças do património cultural sejam preservadas para as gerações futuras. Resta saber quais medidas serão tomadas para preservar e manter viva a complexa história e cultura dos Sorbs e Wends.

Mas uma coisa é certa: há algo acontecendo em Cottbus/Chóśebuz! A iniciativa mostra que a cultura local não é apenas lembrada, mas vivida ativamente. Este é um bom sinal para o futuro desenvolvimento e identidade da região.