CSD pacífico em Cottbus: 800 celebrações contra as provocações da direita!
Cottbus celebra o CDS 2025 de forma pacífica, apesar dos protestos de extremistas de direita. Mais de 800 participantes exigem diversidade e segurança.

CSD pacífico em Cottbus: 800 celebrações contra as provocações da direita!
O Christopher Street Day (CSD) teve lugar em Cottbus no sábado, 25 de outubro de 2025, e apesar das ameaças iminentes de grupos extremistas de direita, o evento foi celebrado pacificamente com mais de 800 participantes. A manifestação atraiu um grande número de pessoas que estabeleceram um sinal de aceitação e diversidade com bandeiras coloridas e cartazes com slogans como “Não se sinta como nazista” e “Seja um ser humano”. O lema do CSD foi: “Unidos na Paz e na Diversidade”, que não é apenas uma celebração da identidade queer, mas também um apelo à segurança para todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual. Como rbb24 relata, os eventos comemoram os direitos da comunidade queer e o histórico levante de Stonewall de 1969.
Devido aos anunciados protestos de extremistas de direita, a polícia esteve presente com forças acrescidas desde o início. Essas precauções foram extremamente necessárias porque, devido ao clima, várias bandeiras arco-íris dos organizadores do CSD no local foram danificadas na noite de sexta-feira. As precauções de segurança incluíram uma linha de apoio e serviços de segurança adicionais para oferecer aos participantes um ambiente seguro, bem como a Tempo aguenta.
Protestos do outro lado
O CSD em Cottbus não foi isento de ventos contrários. Cerca de 90 participantes de um grupo de contra-reunião extremista de direita carregavam bandeiras e uma faixa que dizia "Não ao CSD! Nossa cidade continua heterossexual!" A polícia agiu rapidamente e fiscalizou diversas pessoas do desfile anti-CSD, enquanto dois participantes foram excluídos do evento por serem suspeitos de incitação ao crime. Nos últimos anos, têm havido repetidas tentativas de perturbação e protestos violentos por parte de grupos extremistas de direita, que ameaçam cada vez mais a vida queer na Alemanha, especialmente na Alemanha Oriental. Isto é feito pelo notícias diárias considerada uma tendência preocupante.
Os problemas da vida queer na Alemanha Oriental são diversos. Aqui a AfD é a força política mais forte em muitas regiões; uma circunstância que sublinha sucintamente as preocupações sobre a segurança e a visibilidade de eventos queer como o CSD. Organizadores de outras regiões relataram problemas semelhantes, às vezes incluindo ataques físicos. A necessidade de trabalhar com as autoridades de segurança está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente à luz dos recentes ataques a pessoas e eventos queer.
A mensagem expressa no CSD de Cottbus não é, portanto, apenas um sinal de alegria e orgulho, mas também um apelo urgente ao respeito e à aceitação num momento em que estes valores são mais necessários do que nunca. Ainda há um longo caminho a percorrer, como infelizmente mostram os incidentes passados. Mas a participação e a solidariedade das pessoas em Cottbus dão motivos para ter esperança de que o movimento pelos direitos das pessoas queer continuará a ganhar impulso, mesmo fora das grandes cidades.