Arte, cultura e emancipação: as mulheres lembram o tempo da RDA!
Arte, cultura e emancipação: as mulheres lembram o tempo da RDA!
Cottbus, Deutschland - Na cena artística, é realmente emocionante hoje, apesar do calor aparentemente opressivo do verão: Doruntina Kastrati apresenta seu trabalho "e, portanto, deitamos novas pedras sobre o antigo" na histórica Gazi Mehmed Pasha Hammam durante a Bienal da AutoStrada em Prizren, Kosovo. É particularmente digno de nota que essa bienal se concentra nas pessoas e no local, em vez de grandes artistas. A instalação do Castratis, composta por ânforas e jarros quebrados, é impressionante com a área circundante e estimula o pensamento. Também há muito o que ver no cenário artístico doméstico: a exposição "fêmea indescritível" na usina de cottbus diesel aborda as imagens femininas na RDA e oferece uma visão profunda do papel das mulheres durante esse período, como o [PearLENTAUCHER.DE].
Se você estiver viajando em cidades culturalmente animadas, também encontrará inúmeras ofertas interessantes em Berlim. Além do trabalho de Castratis, as exposições "Foundation Stone Antique" e o trabalho de Candida Höfer no Museu do Estado de Darmstadt da Hessiana estão concorrendo no antigo museu de Berlim, enquanto Petra Gall chama a atenção para si mesmo no Museu de Berlim. Para os amantes do teatro, o Avignon Festival é um destaque em que a dança é percebida como um tom. Com produções como "Nôt", de Marlene Monteiro Freitas e "Brel", de Anne Teresa de Keersmaeker, pode -se ver como é dinamicamente a cena do palco.
Fotos de mulheres na GDR
Um tópico particularmente interessante do passado recente é o papel das mulheres na RDA. Uma contribuição chamada "Life Lines - Mulheres na RDA" lida com as experiências de três mulheres que compartilham suas histórias com jovens de Straubing. A imagem da mulher na RDA foi caracterizada por um trabalho forte, já que o estado precisava de reconstrução após a Segunda Guerra Mundial. Em média, foram empregados 91 % das mulheres, apesar de terem obtido uma média de 30 % menos que seus colegas do sexo masculino. Todas essas informações são provenientes de gdr-museum-gestalten.de.
A imagem socialista das mulheres a representou como trabalhadores e mães, o que, no entanto, levou a um alto fardo duplo. No FRG, no entanto, muitas mulheres eram parte do tempo ou donas de casa. Também é interessante que a pílula tenha sido gratuita na RDA de 1972 e muitas mulheres as usaram como uma "criança de escolha" para controlar seu planejamento familiar. O que impressiona é a emancipação, promovida por ofertas estaduais, como dias domésticos por semana, e a oportunidade de acomodar crianças em berços. Essas facetas da história da RDA fornecem informações sobre uma imagem única de mulheres, que há muito é negligenciada neste país.
Arte das mulheres no espaço público
Um exemplo da impressionante performance artística das mulheres na RDA é o alívio de bronze de Birgit Horota-Müller, que pode ser encontrado no Volkspark Prenzlauer Berg. Esta obra de arte conta a história do distrito e mostra várias cenas históricas, incluindo o início do movimento trabalhista e a fundação da República Democrática Alemã. Infelizmente, o alívio está atualmente manchado e quase irreconhecível, que ainda se destaca o significado dessa biografia e a caligrafia artística de Horota-Müller. Seu trabalho contribuiu para tornar as mulheres mais visíveis na área de arte e geralmente são esquecidas. Informações sobre essa obra de arte individuais e seu contexto artístico podem ser lidas sobre Pankow-Weissee-Prenzlauerberg.berlin.
No geral, pode -se observar que a contribuição artística e social das mulheres da RDA tem muito tempo e também desempenha um papel importante nas discussões atuais sobre igualdade e visibilidade artística. Seja na arte, literatura ou em outras áreas, as vozes das mulheres exigem mais audição e reconhecimento!
Details | |
---|---|
Ort | Cottbus, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)