CSD em Brandemburgo: Polícia aumenta medidas de segurança após ataque

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A polícia de Brandemburgo aumenta as medidas de segurança para eventos de CSD após ataque extremista de direita. Contraprotestos anunciados em Bernau.

Brandenburgs Polizei erhöht Sicherheitsmaßnahmen für CSD-Events nach rechtsextremem Angriff. Gegenproteste in Bernau angekündigt.
A polícia de Brandemburgo aumenta as medidas de segurança para eventos de CSD após ataque extremista de direita. Contraprotestos anunciados em Bernau.

CSD em Brandemburgo: Polícia aumenta medidas de segurança após ataque

À luz dos acontecimentos recentes, há uma tensão notável nas cidades de Brandemburgo e da Renânia do Norte-Vestefália antes dos próximos eventos do Christopher Street Day (CSD). Após um ataque de extremistas de direita em Bad Freienwalde, a polícia está a aumentar as medidas de segurança para as próximas celebrações do CSD, enquanto o maior evento na Renânia do Norte-Vestefália está prestes a ter lugar em Colónia.

O fim de semana do CSD está chegando e eventos do CSD estão planejados em vários lugares, como Bad Belzig, Neuruppin, Luckenwalde e Bernau. Mas depois dos incidentes em Bad Freienwalde, nos quais pelo menos duas pessoas ficaram ligeiramente feridas, o chefe da polícia Oliver Stepien manifestou-se e falou de uma “nova qualidade” do ataque. Para garantir a segurança dos participantes, a polícia leva em consideração vários fatores como o número de participantes, o local e possíveis perturbações. Foi até anunciado um contraprotesto para as celebrações do CSD em Bernau, que acontecerão ao mesmo tempo. n-tv relatado.

Ameaça de direita em vista

Os organizadores dos eventos CSD na Renânia do Norte-Vestfália também estão em alerta. Devido à hostilidade do espectro extremista de direita e islâmico, aumentaram as suas precauções de segurança. Em maio, o CSD em Gelsenkirchen teve mesmo de ser cancelado num curto espaço de tempo devido a uma “situação de ameaça abstrata”. Em Essen, onde é organizado o “Ruhrpride”, a organizadora Sabrina Reznizek é combativa: “Não nos deixaremos intimidar e defenderemos os nossos direitos”, disse ele WDR.

As medidas de segurança em Essen incluem não só a polícia, mas também um serviço de segurança profissional e administradores incógnitos durante as manifestações. Uma análise dos últimos anos mostra que já houve tentativas de extremistas de direita para perturbar o CSD de Essen, mas foram identificados precocemente e expulsos da praça. Haverá também uma contra-manifestação em Mönchengladbach sob o lema “Ruído contra a loucura de género”, para a qual são esperados cerca de 200 participantes do espectro de direita.

Colônia em foco

A situação está a ser monitorizada particularmente de perto em Colónia, já que o “ColognePride”, o maior evento de CSD na Renânia do Norte-Vestfália, terá lugar no próximo fim de semana. O gerente do evento, Martin Hommel, espera cerca de 240 carros e mais de 60.000 participantes. Também aqui a presença de segurança está a aumentar significativamente - os custos das medidas de segurança aumentaram vinte vezes desde 2017. Várias centenas de agentes estarão de serviço para proteger as celebrações. Até agora não há provas de contramanifestações planeadas ou ações perturbadoras em Colónia, o que ameniza um pouco a situação. WDR relatórios sobre os extensos preparativos.

A situação de segurança e o aumento dos custos colocam os organizadores numa situação precária; Talvez precisem de intervir no programa para investir mais dinheiro na protecção. Resta, portanto, ver como a situação se desenvolve durante as celebrações do CSD.

No geral, é fundamental que a confiança e a segurança andem de mãos dadas para que o CSD tenha espaço como local de alegria e celebração para todos, sem ser ameaçado por ataques de extremistas de direita. Espelho tem mais detalhes sobre as circunstâncias e a segurança em torno dos eventos do CSD.