Alarme EHEC: Várias crianças em Berlim e Brandemburgo estão gravemente doentes!
Surto de EHEC em Brandemburgo: Números atuais de infecção e avisos para os pais sobre sintomas de SHU em crianças.

Alarme EHEC: Várias crianças em Berlim e Brandemburgo estão gravemente doentes!
O sinal de alarme soa na Alemanha: tem havido um aumento preocupante nas infecções por EHEC em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental desde meados de Agosto de 2025. A situação é dramática porque sete crianças de Berlim e Brandemburgo já estão afectadas. O que chama a atenção é que seis das crianças doentes vêm de Berlim e outra de Brandemburgo. O que é particularmente alarmante é que três crianças de Berlim desenvolveram síndrome hemolítico-urêmica (SHU), que pode levar a complicações graves, como coagulação sanguínea e disfunção renal. Infelizmente, há também duas outras crianças em tratamento em Berlim que também têm SHU, mas sem qualquer ligação com as crianças infectadas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.
A criança afetada de Brandemburgo está internada em Leipzig e se estabilizou. De acordo com rbb24, um total de 45 casos de EHEC foram relatados em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental até 5 de setembro de 2025, com doze desses casos envolvendo SUS. Felizmente, a maioria das pessoas afetadas já foi curada; No entanto, 15 são motivo de preocupação porque ainda estão em tratamento hospitalar.
O surto e suas causas
Infelizmente, a causa deste surto de EHEC permanece obscura. A Secretaria de Estado de Saúde e Assuntos Sociais (Lagus), as autoridades de saúde e o Instituto Robert Koch estão trabalhando juntos na busca de pistas. Até o momento, foram identificadas sete amostras de fezes atribuídas ao surto. Em toda a Alemanha, os casos de EHEC estão num nível preocupante em 2025: 168 casos foram notificados em Berlim até agora, o que está acima da mediana dos anos anteriores, e Brandemburgo também registou um aumento preocupante com 109 casos desde o início do ano. Esses números são alarmantes em comparação com os 74 casos em todo o ano de 2024 e os 30 casos em 2023, como observa esanum.
As autoridades de saúde, em particular, alertam para o risco de propagação nacional, uma vez que tanto as crianças locais como as que estão em férias podem ser afetadas. Uma história nutricional e de viagem detalhada é fortemente recomendada em pacientes com diarreia hemorrágica. O diagnóstico pode ser crucial porque, de acordo com gesund.bund.de, a EHEC é causada pela bactéria enterohemorrágica Escherichia coli, encontrada no intestino de ruminantes. As pessoas podem ser infectadas pelo contato com fezes ou pela ingestão de alimentos contaminados, como leite cru ou carne mal cozida.
Os perigos para as crianças
A EHEC é particularmente perigosa para as crianças porque o seu sistema imunitário ainda não está totalmente desenvolvido. Os sintomas variam de diarreia com sangue a fortes dores abdominais, e os pais devem prestar muita atenção a esses sinais. Mesmo algumas bactérias podem causar infecção, e o risco de infecção permanece por muito tempo, mesmo depois de os sintomas terem diminuído. Como mostram os dados actuais, o tempo de eliminação nas crianças é geralmente mais longo do que nos adultos – um facto que as autoridades devem ter em mente.
Resumindo: o sistema de saúde é obrigado a agir rapidamente e informar o público de forma adequada. Portanto, só nos resta esperar que a situação se acalme rapidamente e que cheguem em breve notícias positivas sobre a recuperação das crianças afetadas!