Cinco deputados da AfD em Brandemburgo classificados como extremistas de direita!
Cinco deputados da AfD em Brandemburgo foram classificados como extremistas de direita pelo Gabinete para a Protecção da Constituição. O número de extremistas está aumentando.

Cinco deputados da AfD em Brandemburgo classificados como extremistas de direita!
O panorama político em Brandemburgo é cada vez mais moldado por discussões sobre movimentos extremistas de direita. Atualmente, cinco dos 30 representantes da AfD no parlamento estadual de Brandemburgo foram classificados como extremistas de direita. Isto emerge de um relatório do Escritório para a Proteção da Constituição Espelho Diário foi relatado. Os deputados afetados incluem o líder do grupo parlamentar Hans-Christoph Berndt e o gestor parlamentar Dennis Hohloch. A novidade nesta lista é o deputado Jean-Pascal Hohm.
Os outros três deputados – Lars Günther, Daniel Freiherr von Lützow e Dennis Hohloch, que há muito é classificado como extremista de direita – dão combustível adicional à discussão. Axel Heidrich, chefe interino do Gabinete para a Protecção da Constituição, confirmou estas avaliações e salientou que estas classificações se baseiam numa base jurídica sólida apoiada pelo Ministério do Interior do país.
Esforços extremistas de direita em ascensão
A classificação da própria associação regional AfD, que agora é classificada como extremista de direita, também é interessante. No entanto, esta classificação está suspensa porque a AfD tomou medidas legais contra esta decisão. RBB relata que representantes proeminentes da AfD, como Lars Schieske e Andreas Kalbitz, já tinham sido classificados como extremistas de direita no período eleitoral anterior. Kalbitz encerrou agora sua carreira política no parlamento estadual, mas sua influência na cena permanece.
Os números do Gabinete para a Protecção da Constituição são alarmantes. Em 2024, foram contabilizados 3.650 extremistas de direita em Brandemburgo, o que significa um aumento de quase 20 por cento em comparação com o ano anterior. Cerca de quatro em cada dez destas pessoas são consideradas orientadas para a violência, e o nível de ameaça também se reflecte num aumento de 47,4% nos crimes de extremismo de direita.
Sociedade sob pressão
A população de Brandemburgo enfrenta desafios colocados por estes movimentos extremistas. O Gabinete para a Protecção da Constituição sublinha que os grupos extremistas de direita exploram questões sociais, por exemplo, atacando os requerentes de asilo ou a comunidade LGBTIQ. O número de ataques violentos a alojamentos de asilo também aumentou. As reacções emocionais dos deputados da AfD, como a descrição que Hohloch faz dos seus colegas como “cidadãos normais preocupados”, testemunham a divisão na sociedade, que é exacerbada pelo extremismo.
Não está claro por quanto tempo a situação política em Brandemburgo permanecerá estável. Os especialistas alertam que a AfD, apesar dos conflitos internos, funciona como um reservatório para tendências extremistas de direita. A propagação de ideologias extremistas de direita e a mobilização do eleitorado poderão perturbar gravemente a paz social.
Tendo em conta estes desenvolvimentos alarmantes, espera-se que os decisores políticos atuem de forma decisiva para enfrentar eficazmente as ameaças emergentes à sociedade. O atual também fornece informações sobre este Relatório de proteção constitucional, que trata dos esforços extremistas de direita e apresenta números abrangentes.