Horda cheia de preocupações: Pais em Rhinow lutam por espaço para cuidar dos filhos!
Em Havelland, os pais de Rhinow lutam por vagas após as aulas porque a procura, com 104 candidaturas, ultrapassa as 100 vagas disponíveis.

Horda cheia de preocupações: Pais em Rhinow lutam por espaço para cuidar dos filhos!
Em Rhinow, os pais estão actualmente a lutar por lugares de acolhimento pós-escolar para os seus filhos. O centro de acolhimento pós-escolar já acolheu 98 crianças, mas a situação está a piorar: já foram recebidas 104 candidaturas para o próximo ano letivo, que começa em setembro. São apenas 100 vagas disponíveis, o que significa que quatro crianças podem ficar sem vaga de creche. Os pais ficam alarmados e manifestam as suas preocupações, por exemplo na comissão administrativa, onde apontam o número insuficiente de vagas disponíveis.
Uma família afetada apresentou sua inscrição dentro do prazo no final de maio, mas as coisas também parecem sombrias para eles. O direito legal a uma vaga extraescolar existe até ao quarto ano, inclusive, e uma vez que as salas atingiram os seus limites de capacidade após um aumento no ano passado, não são possíveis vagas adicionais. O centro de cuidados pós-escolares em Rhinow foi ampliado de 80 para 100 vagas no ano passado, mas o aumento da procura, especialmente devido a um grupo de dois anos na escola, significa que a capacidade actual não é suficiente.
Escassez em todo o país de vagas para creches
A situação atual em Rhinow reflete um problema muito maior: há escassez de creches e jardins de infância em toda a Alemanha. Os pais que solicitam uma vaga para seus filhos muitas vezes enfrentam inscrições rejeitadas. No entanto, de acordo com a Secção 24 do SGB VIII, os pais têm direito legal a uma creche. Isto aplica-se não apenas às crianças a partir dos três anos de idade até à entrada na escola, mas também às crianças mais novas, se os seus pais estiverem empregados ou em formação. No entanto, encontrar locais adequados continua a ser um desafio.
A partir de 2026, haverá também um direito legal a nível nacional a cuidados durante todo o dia para crianças do ensino primário. Até então, os pais são obrigados a procurar vagas em creches desde cedo, pois não têm liberdade para escolher a instituição onde seus filhos irão. As candidaturas devem ser apresentadas ao serviço de assistência à juventude no mínimo seis meses e no máximo três meses antes da necessidade. Nas zonas urbanas, o jardim de infância atribuído também deve ser acessível num tempo máximo de viagem de cerca de 30 minutos.
Opções em caso de rejeição
Ainda não se sabe como irá evoluir a situação actual em Rhinow. Se um pedido for rejeitado, os pais podem apresentar uma objeção e solicitar um aviso de rejeição por escrito. Se o pedido for posteriormente rejeitado, o pedido poderá ser executado perante o tribunal administrativo, sendo recomendado um processo célere. Os tribunais tendem muitas vezes a apoiar os pais em questões de creche, mas também aqui existem casos excepcionais individuais.
Outro ponto que os pais devem ter em atenção: se tiverem de procurar cuidados privados, podem, sob certas condições, reclamar ao município os custos adicionais, especialmente se não forem disponibilizados quartos adequados. Existem também opções de pedido de indemnização, nomeadamente em caso de perda de rendimentos, desde que os progenitores afetados tenham previamente feito valer o seu direito a uma creche.
A administração de Rhinow anunciou que entrará em contato com as famílias afetadas para encontrar possíveis soluções. No entanto, actualmente não existem planos para expandir o centro de cuidados pós-escolares a curto prazo. A este respeito, os pais só têm de lutar activamente pelas suas reivindicações e, esperançosamente, encontrar soluções, porque o cuidado dos seus filhos deve ser garantido apesar dos desafios.