Gigante do data center: Nauen terá um novo campus digital até 2027!
Um novo campus de data center está sendo construído em Nauen, em Havelland, as operações começarão em 2025, de forma sustentável e com eficiência energética.

Gigante do data center: Nauen terá um novo campus digital até 2027!
Muita coisa está acontecendo em Nauen, perto de Berlim – na forma de um novo data center. Os principais atores por trás deste projeto são a empresa maincubes e o Grupo AM:PM Grund. Hoje foi anunciado que as bases para o início da construção foram concluídas. Um plano de desenvolvimento e um acordo de ligação à rede para uns impressionantes 200 megawatts já estão em vigor. Alto developmentcity.de Os primeiros edifícios, denominados BER02, estarão operacionais no final de 2027.
Quem pensa que construir um data center seria brincadeira de criança está seriamente enganado. A propriedade com cerca de 14 hectares foi adquirida em outubro de 2024 e já foi apresentado o pedido de construção de uma subestação de 110 quilovolts. A construção está prevista para começar no verão de 2025. Estas etapas informativas não são apenas de natureza burocrática, mas também mostram como funcionou bem a cooperação entre os operadores, a cidade de Nauen e as autoridades responsáveis.
Sustentabilidade em foco
Outro destaque do projeto é o fornecimento sustentável de energia. A energia eólica e a energia fotovoltaica são utilizadas aqui para garantir a energia dos data centers planejados. Prevê-se também que o calor residual do campus seja alimentado nas redes de aquecimento municipais, o que não só aumenta a eficiência energética, mas também contribui para a neutralidade climática. Alto Fraunhofer ISE Tais medidas são elementares em tempos de crescente digitalização e serviços em nuvem.
Sabia que a procura de energia dos data centers alemães aumentou espantosos 70% entre 2010 e 2022? Para contrariar esta tendência, a maincubes aposta num conceito inovador para o novo campus, que, para além dos data centers, também conta com um fornecimento de energia renovável e recuperação de calor.
Oportunidades e perspectivas de mercado
Com a construção do data center em Nauen, presume-se que ele servirá aplicações em nuvem, bem como computação de alto desempenho e inteligência artificial. Isto é particularmente importante porque os clientes internacionais de hiperescala da maincubes desempenham um papel fundamental nisso. A garantia dos direitos de zoneamento e da ligação à rede foi rápida, o que é de grande importância para as oportunidades de mercado da empresa.
Em resumo, podemos dizer: Em Nauen, o foco está firmemente no futuro digital. A Maincubes segue seus planos com muita determinação e em breve abastecerá não só o mercado regional, mas também o mercado internacional. O campus BER02 não representa apenas um passo significativo para os maincubes, mas também para a infraestrutura digital na Alemanha. A empresa também está realizando vários grandes projetos de construção na região do Reno-Meno e em Berlim/Brandemburgo, que incluem mais de 250 megawatts de capacidade total de data center.