Polêmico edifício Rewe em Langerwisch: enorme supermercado ou destruição do local?
Um supermercado Rewe planejado em Langerwisch gera uma disputa entre os moradores. Debate dos cidadãos sobre o carácter local e a segurança rodoviária.

Polêmico edifício Rewe em Langerwisch: enorme supermercado ou destruição do local?
Em Langerwisch, uma cidade tranquila conhecida pelos seus “longos prados” e pela área de proteção paisagística adjacente, há debates acalorados sobre a construção planeada de um novo supermercado Rewe. Dado o encerramento do supermercado anterior no início do ano, as opiniões dos moradores estão divididas. Alguns estão entusiasmados com a perspectiva de fazer compras, enquanto outros estão preocupados em preservar o carácter da aldeia. As discussões às vezes amplas sobre a construção se devem principalmente ao tamanho do projeto, que chama a atenção com uma área de vendas de 1.500 metros quadrados. Os críticos descrevem o edifício planeado como “monstruoso” e “completamente absurdo” e temem que mude significativamente a aparência da cidade. relatórios tagesschau.de.
O empreendimento prevê ainda a criação de 90 lugares de estacionamento, aumentando ainda mais as preocupações sobre uma mudança na tranquilidade e carácter do local. O novo edifício planejado está localizado ao ar livre e, portanto, será colocado mais longe de outros edifícios, o que nem todos os moradores irão gostar. Embora a maioria dos residentes aprove o projecto e a participação dos cidadãos seja activamente encorajada, os críticos apelam a uma versão mais pequena, com 700 metros quadrados de espaço comercial. Financiamento do desenvolvimento urbano quão importante é envolver as comunidades em tais processos de planeamento.
Participação cidadã como chave para aceitação
A participação da população, por exemplo através de fóruns ou workshops de cidadãos, é considerada essencial para o desenvolvimento urbano sustentável. A participação não só promove a aceitação dos projectos, mas também permite que os conhecimentos locais sejam incorporados no planeamento. Este tipo de cooperação entre cidadãos, administração e outros intervenientes também poderia ser de enorme benefício em Langerwisch. Espera-se que tais canais de comunicação possam alcançar uma melhor compreensão das diferentes perspectivas para que todos os moradores possam ser ouvidos. Destaques informativos quão importantes são estes processos para a identificação dos cidadãos com o seu ambiente de vida.
A prefeita Claudia Nowka apoiou claramente o projeto e enfatizou a importância da participação ativa dos cidadãos neste contexto. Um relatório de trânsito confirmando o fluxo seguro do trânsito em torno do novo supermercado já está disponível. Os cidadãos podem apresentar objeções ao município de Michendorf até 25 de julho para contribuir com suas opiniões para a discussão.
O debate sobre o novo supermercado Rewe em Langerwisch mostra quão complexo pode ser o desenvolvimento urbano. Aqui, os desejos de infra-estruturas modernas colidem com as preocupações de preservação do carácter histórico e paisagístico do local. Resta saber se acabará por haver um acordo entre os apoiantes e os críticos.