Qualidade do ar em Brandemburgo: a poluição por poeira fina é alarmante?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As atuais medições da qualidade do ar em Brandenburg an der Havel mostram níveis preocupantes de poeira fina e seus efeitos.

Aktuelle Luftqualitätsmessungen in Brandenburg an der Havel zeigen besorgniserregende Feinstaubwerte und deren Auswirkungen.
As atuais medições da qualidade do ar em Brandenburg an der Havel mostram níveis preocupantes de poeira fina e seus efeitos.

Qualidade do ar em Brandemburgo: a poluição por poeira fina é alarmante?

Em 6 de julho de 2025, haverá dados de medição atuais sobre a qualidade do ar em Brandenburg an der Havel, o que não é um bom presságio. Níveis perigosos de poeira fina e outros poluentes foram encontrados no campo esportivo Werner-Seelenbinder. A poluição atmosférica não só excede os valores-limite recomendados, mas também mostra um reflexo gráfico da situação geralmente tensa em muitas regiões da Alemanha.

A estação de medição registrou partículas finas de poeira de até PM10 por metro cúbico de ar, e o valor limite para PM10 é de 50 microgramas por metro cúbico, que pode ser excedido até 35 vezes este ano. Os valores mostram que muitas vezes a qualidade do ar não é das melhores. O risco para a saúde causado pelas poeiras finas é uma questão central porque, de acordo com inquéritos, até 240 000 pessoas na UE morrem prematuramente todos os anos devido à poluição por poeiras finas.

Visão geral dos valores da qualidade do ar

A qualidade do ar está dividida em diferentes categorias, e as medições mais recentes mostraram vários valores “ruins”:

  • „Sehr schlecht“:
    • Stickstoffdioxid: > 200 μg/m³
    • Feinstaub: > 100 μg/m³
    • Ozon: > 240 μg/m³
  • „Schlecht“:
    • Stickstoffdioxid: 101-200 μg/m³
    • Feinstaub: 51-100 μg/m³
    • Ozon: 181-240 μg/m³

O que é particularmente preocupante é que a saúde das pessoas pode sofrer muito nestas condições. Pessoas sensíveis devem definitivamente evitar esforços físicos ao ar livre se os valores forem classificados como “ruins” ou “muito ruins”. Mesmo em níveis “moderados” podem ocorrer efeitos de curto prazo na saúde.

Uma olhada nos desenvolvimentos na Alemanha

A Agência Federal do Ambiente publicou recentemente novos dados sobre a qualidade do ar que mostram que a poluição prejudicial proveniente de poeiras finas e dióxido de azoto é quase generalizada na Alemanha. Os valores-limite da Organização Mundial da Saúde (OMS) para poeiras finas são excedidos em cerca de 99% das estações de medição, enquanto para o dióxido de azoto quase três quartos das estações também não conseguem cumprir o valor-limite recomendado. Valores de pico podem ser observados em cidades como Munique e Essen, onde a qualidade do ar deixa muito a desejar. De acordo com as estatísticas mais recentes, os níveis de poeiras finas de 25 µg/m³ ainda são permitidos na Alemanha, enquanto as autoridades dos EUA baixaram o limite de poeiras finas nocivas para 9 µg/m³.

A Ajuda Ambiental Alemã apela ao governo federal para finalmente emitir directrizes claras para o cumprimento das recomendações da OMS. Isto poderia evitar até 28.900 mortes prematuras por poeira fina e 10.000 por dióxido de nitrogênio todos os anos na Alemanha. O tempo é essencial, pois a qualidade do ar em muitas cidades continua a ser uma séria ameaça à saúde das pessoas que nos rodeiam.

É ainda mais importante que a política de controlo da poluição atmosférica continue a ser eficaz e que a evolução futura da qualidade do ar seja também tida em conta. Como mostram os dados, uma grande proporção da poluição atmosférica é causada por emissões provenientes dos transportes, da indústria e da agricultura, bem como de Umweltbundesamt.de pode ser lido.

Dados os desafios a longo prazo, é essencial que não sejam apenas feitas recomendações, mas também que sejam tomadas medidas para melhorar a qualidade do ar para as gerações futuras.

Uma melhor qualidade do ar não é apenas um desejo, mas um passo muito necessário na direção certa – para a nossa saúde e o nosso ambiente.

Para obter mais informações sobre a qualidade do ar na Alemanha e as recomendações da Agência Federal do Meio Ambiente, você pode consultar os dados detalhados sobre maz-online.de e os relatórios da Ajuda Ambiental Alemã duh.de ver.