Alarme em Brandemburgo: gripe aviária atinge guindastes e granjas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No outono de 2025, a gripe aviária se espalhará dramaticamente em Brandemburgo, causando a morte de milhares de aves e a ameaça à criação de aves.

Im Herbst 2025 breitet sich die Vogelgrippe dramatisch in Brandenburg aus, wodurch tausende Vögel sterben und Geflügelhaltungen bedroht sind.
No outono de 2025, a gripe aviária se espalhará dramaticamente em Brandemburgo, causando a morte de milhares de aves e a ameaça à criação de aves.

Alarme em Brandemburgo: gripe aviária atinge guindastes e granjas!

A gripe aviária está assolando Brandemburgo como nunca antes. O pior surto conhecido da doença em aves selvagens ocorreu no outono de 2025 e o impacto é dramático. Alto maz-online.de Mais de 1.200 guindastes já morreram na paisagem do lago Linum, perto de Fehrbellin. O prefeito Mathias Perschall (SPD) descreve a situação como extremamente grave e alerta para uma rápida propagação do vírus na Europa Central.

A propagação actual é favorecida pela migração das aves no Outono para sul, o que aumenta o risco de infecção nas explorações avícolas próximas. Nas últimas semanas, centenas de milhares de animais de criação tiveram de ser mortos na Alemanha por causa da gripe aviária. Só em Brandemburgo, cerca de 5.000 gansos de uma fazenda de espargos em Kremmen não puderam mais ser salvos nesta temporada, depois que o vírus também foi detectado lá. zeit.de relata que são esperadas perdas totais de mais de 9.000 patos e gansos em diversas explorações.

Perigos para a indústria avícola

A situação também tem impacto na indústria alimentar. O Instituto Friedrich Loeffler (FLI) relata um aumento maciço de infecções, especialmente em guindastes. Casos de guindastes mortos também foram registrados em vários estados federais, incluindo Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Saxônia-Anhalt e Turíngia. Novos relatos de animais caídos são adicionados todos os dias, o que agrava ainda mais a situação.

O Ministro Federal da Agricultura, Alois Rainer, apela aos avicultores para que tomem medidas de proteção reforçadas. As autoridades criaram zonas temporárias de protecção e vigilância para conter uma maior propagação. Regras rigorosas de higiene foram introduzidas nestas zonas. É aconselhável evitar o contacto com aves selvagens e comunicar imediatamente as aves mortas às autoridades competentes.

Descobertas científicas e perspectivas

A gripe aviária, agravada pelo vírus HPAIV (H5N1), representa um alto risco para as aves selvagens, especialmente porque está disseminada na Alemanha durante todo o ano. O objetivo das medidas de proteção é prevenir a propagação do vírus e os danos económicos associados. Para conseguir isto, o limite máximo para pagamentos de compensação aos agricultores afectados também deve ser aumentado, o que já foi iniciado pelos ministérios responsáveis.

No entanto, até ao momento não há risco acrescido de doenças graves para a população, desde que seja evitado o contacto com aves mortas. Todos os envolvidos devem monitorar a situação de perto e reagir o mais rápido possível para proteger a vida selvagem e a agricultura locais. As previsões são preocupantes: o aumento de casos poderá continuar nas próximas semanas, especialmente tendo em conta o elevado número de grous que se acumulam actualmente em Brandemburgo.