Alerta vermelho: 400 mil animais de fazenda mortos por causa da gripe aviária!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No distrito de Märkisch-Oderland, os casos de gripe aviária estão a aumentar, causando a morte de 130 000 animais e causando danos económicos.

Im Landkreis Märkisch-Oderland steigen die Geflügelpest-Fälle, was zur Tötung von 130.000 Tieren führt und wirtschaftliche Schäden verursacht.
No distrito de Märkisch-Oderland, os casos de gripe aviária estão a aumentar, causando a morte de 130 000 animais e causando danos económicos.

Alerta vermelho: 400 mil animais de fazenda mortos por causa da gripe aviária!

A gripe aviária está actualmente a propagar-se de forma alarmante na Alemanha e a causar grande preocupação aos avicultores. O Instituto Friedrich Loeffler (FLI) alerta para um alto risco de morte em massa de aves migratórias. De acordo com o Rádio RST Cerca de 400 mil animais de criação, principalmente galinhas, patos, gansos e perus, já tiveram de ser abatidos em inúmeras explorações. Esta é uma tentativa desesperada de conter a propagação do vírus H5N1, altamente contagioso. Os estados federais de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Brandemburgo são particularmente afetados, onde as perdas são particularmente drásticas.

No distrito de Märkisch-Oderland, em Brandemburgo, por exemplo, foram abatidos 130 000 animais e na Pomerânia Ocidental morreram quase 150 000 galinhas poedeiras. Em toda a Alemanha, a onda de infecções começou este ano mais cedo do que o habitual, e já foram registados 50 casos de infecção em explorações avícolas, 26 dos quais só em Outubro. O Jornal do sul da Alemanha relata que a gripe aviária se espalha por todo o país durante todo o ano, mas aumenta particularmente com a migração das aves no outono.

Exigências por melhores medidas de proteção

Os avicultores estão frustrados e exigem medidas de protecção mais fortes para proteger os stocks. Georg Heitlinger, da Associação Estadual da Indústria Avícola de Baden-Württemberg, é claramente a favor de um requisito de estabilidade em todo o país, que prescreva a manutenção de animais utilizáveis ​​em estábulos fechados. A pressão está a crescer à medida que a Associação Central da Indústria Avícola Alemã (ZDG) também alerta para possíveis estrangulamentos no fornecimento de ovos e carne de aves.

O impacto económico é enorme para as empresas afetadas. Alto notícias diárias Há temores de que os preços dos produtos avícolas nas lojas possam subir. Especialmente tendo em conta o próximo Dia de São Martinho, 11 de Novembro, que tradicionalmente marca o início da época de abate dos gansos, a pressão sobre os mercados poderá aumentar ainda mais, uma vez que muitos dos animais são importados do estrangeiro e a produção nacional é severamente limitada.

Higiene e precauções

A situação continua tensa e o FLI elevou recentemente a avaliação de risco para alto. Os proprietários de animais são, portanto, convidados a aderir estritamente a medidas de higiene abrangentes. O perigo do vírus pode surgir não apenas através do contato direto com aves infectadas, mas também através de calçados e equipamentos. Além disso, necrófagos como corvos e aves de rapina podem espalhar a doença, complicando ainda mais a situação.

Neste momento crítico, as autoridades são obrigadas a tomar medidas adequadas para conter a gripe aviária. Outro motivo de preocupação é o facto de o número crescente de infecções nos últimos anos estar a desafiar o sistema agrícola alemão sem precedentes. Enquanto os políticos discutem estratégias de vacinação e ajustamentos à legislação sobre doenças animais, resta saber como a situação irá evoluir e se um requisito estável a nível nacional será implementado de forma decisiva.

Enquanto os agricultores se preocupam com os seus stocks, os consumidores esperam que os mercados permaneçam estáveis ​​e que os preços não subam desproporcionalmente.