Novas luzes do norte sobre a Alemanha? A atividade solar causa excitação!
A atual atividade solar pode levar a novas luzes do norte na Alemanha. Especialistas alertam sobre tempestades geomagnéticas.

Novas luzes do norte sobre a Alemanha? A atividade solar causa excitação!
Um momento emocionante está por vir, pois o sol ativo está mais uma vez fazendo seu nome. Na última semana, uma região ensolarada produziu impressionantes 25 explosões de classe M - estas são condições decentes para um fenômeno natural impressionante! No entanto, esta região extremamente ativa está agora inclinada para o lado do Sol afastado da Terra, o que torna a observação mais difícil. No entanto, podemos esperar exibições de luzes espetaculares que poderão em breve dançar nos céus da Alemanha. Alto fr.de Os especialistas ficam de olho na atividade solar e podem prevê-la até certo ponto.
Nos últimos meses já tivemos o prazer de vivenciar uma aurora boreal quase inesquecível em maio de 2024, desencadeada por uma enorme tempestade solar. Esses espetáculos são raros, mas acontecem. Desde o mês de maio em questão, auroras boreais esporádicas ocorreram repetidas vezes, mas nenhuma comparação foi observada. Isso pode mudar agora que as explosões incluem o potencial para tempestades geomagnéticas. Estes são acionados quando ocorre um fenômeno adicional: ejeções de massa coronal (CMEs), que interagem com o campo magnético da Terra. Isso não apenas leva a belas luzes no céu, mas também pode influenciar a tecnologia na Terra.
Um olhar para o futuro
A NASA também opinou, prevendo que o atual período de atividade solar máxima poderá durar mais um ano ou mais. Esta fase normalmente dura de três a quatro anos e já estamos no meio dela há cerca de dois anos. Durante este período, podemos observar auroras coloridas em grande parte do globo, como as vistas recentemente na Alemanha, nos EUA, no Reino Unido e até mesmo no Mediterrâneo. A atividade solar, por outro lado, flutua em um ciclo de aproximadamente onze anos, por isso teremos mais espetáculos como este. zeit.de relatado.
Durante estes eventos solares, o Sol lança enormes quantidades de partículas eletricamente carregadas no espaço, o que pode ter numerosos efeitos quando encontra o campo magnético da Terra. Isto pode não ser apenas a impressionante aurora boreal, mas também potenciais interrupções em tecnologias como GPS ou redes elétricas. A agência meteorológica norte-americana NOAA alertou com urgência sobre os possíveis efeitos de tempestades solares extremamente fortes, que já provocaram caos consideráveis e cortes de energia no passado.
No geral, a atividade solar promete um momento emocionante para todos os entusiastas das maravilhas da natureza. Talvez nós, em Colônia, em breve possamos desfrutar novamente desses efeitos mágicos de luz. Vamos manter os olhos abertos e confiar nas boas mãos dos cientistas que nos mantêm atualizados sobre a evolução do Sol.