Alarme de gripe aviária: 130.000 animais em Brandemburgo devem ser mortos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Märkisch-Oderland enfrenta uma crise: 130.000 animais têm de ser mortos por causa da gripe aviária. Informações atuais e informações básicas.

Märkisch-Oderland steht vor einer Krise: 130.000 Tiere müssen wegen der Vogelgrippe getötet werden. Aktuelle Informationen und Hintergründe.
Märkisch-Oderland enfrenta uma crise: 130.000 animais têm de ser mortos por causa da gripe aviária. Informações atuais e informações básicas.

Alarme de gripe aviária: 130.000 animais em Brandemburgo devem ser mortos!

O que está acontecendo atualmente em Colônia e arredores? Uma questão preocupante é a gripe aviária, que se está a espalhar como resultado da migração das aves. Relatórios atuais de rbb-online.de mostram que já ocorreram casos confirmados em nove distritos de Brandemburgo, enquanto as primeiras infecções também foram notificadas em Berlim. No distrito de Märkisch-Oderland, um total de 130 000 animais tiveram de ser mortos devido à gripe aviária, o que constitui uma evolução alarmante.

Neste momento, presume-se que o Instituto Friedrich Loeffler está a assumir um número crescente de aves migratórias que morrem devido à gripe aviária. A presidente do instituto, Christa Kühn, alerta para a alta pressão do vírus nas aves selvagens infectadas e nas suas excreções. A Ministra da Agricultura de Brandemburgo, Hanka Mittelstädt, também enfatiza que é esperado um aumento na população de aves selvagens à medida que as temperaturas caem.

Antecedentes da gripe aviária

Nos últimos anos, os surtos de gripe aviária aumentaram, especialmente em Brandemburgo. Alto rbb24.de Foram encontrados números recordes de aves mortas devido ao vírus H5N1 altamente patogênico. Animais como galinhas e perus são particularmente afetados. O vírus geralmente causa uma progressão rápida e fatal. Os sintomas incluem perda de apetite, diarréia e falta de ar.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Brandemburgo recomenda evitar áreas de descanso para aves selvagens, pois muitas vezes elas transmitem o vírus sem sintomas e facilitam a infecção. Embora a transmissão aos seres humanos seja teoricamente possível, continua a ser rara. De novo NDR relatados, atualmente não há casos diretos conhecidos na Alemanha que indiquem doença humana. Os riscos para a saúde humana são considerados baixos, sublinha a OMS.

Medidas preventivas e compensações

O surto de gripe aviária tem graves consequências financeiras para os avicultores. A indemnização por animais mortos poderá aumentar de 50 euros para 110 euros. A carne das explorações afectadas não pode ser vendida e os animais saudáveis ​​provenientes de zonas restritas só podem ser vendidos sob condições estritas. Em suma, a situação é tensa e muitos consumidores estão a par do impacto social e económico desta infecção.

É claro que comer carne e ovos de aves devidamente aquecidos é considerado seguro. Os especialistas em saúde recomendam fortemente tomar cuidado extra ao manusear produtos avícolas crus para evitar possível contaminação. Além de evitar o contato entre animais de estimação e aves doentes, proteger os avicultores de perdas financeiras é tão importante quanto educar os consumidores.

Esta noite há um especial na televisão rbb sobre questões sobre indenizações para empresas e informações adicionais ao consumidor. Resta esperar que a actual situação de crise possa ser controlada o mais rapidamente possível.