Primeiros casos de gripe aviária na Alta Áustria: indústria avícola em alerta!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A gripe aviária está a espalhar-se em Märkisch-Oderland. Cerca de 130 mil galinhas foram mortas enquanto medidas de contenção eram tomadas.

Die Vogelgrippe breitet sich in Märkisch-Oderland aus. Rund 130.000 Hühner wurden getötet, während Maßnahmen zur Eindämmung ergriffen werden.
A gripe aviária está a espalhar-se em Märkisch-Oderland. Cerca de 130 mil galinhas foram mortas enquanto medidas de contenção eram tomadas.

Primeiros casos de gripe aviária na Alta Áustria: indústria avícola em alerta!

A gripe aviária está de volta e actualmente está a espalhar-se rapidamente na Alemanha e em partes da Áustria. A Alemanha Oriental é particularmente afetada, onde foram relatados numerosos surtos em Brandemburgo. Cerca de 130 mil galinhas tiveram que ser mortas ali para conter a doença. Os primeiros casos também foram conhecidos em Berlim, enquanto na Alta Áustria quatro cisnes já testaram positivo para o vírus H5N1 Jornal pequeno relatado.

Especialistas alertam para uma potencial escassez de ovos e produtos avícolas antes do Natal. O empresário Manfred Söllradl já expressou preocupação porque cerca de três milhões de ovos são embalados na semana anterior ao Natal. Até agora, os preços dos ovos e da carne de frango na Alemanha têm-se mantido estáveis, mas os especialistas esperam que sejam possíveis aumentos nos preços se a doença continuar a espalhar-se. A ZDF enfatiza que a gripe aviária é praticamente inofensiva para os seres humanos e a transmissão é considerada improvável.

Medidas preventivas e estábulos obrigatórios

A fim de impedir a propagação da gripe aviária, a indústria avícola apelou a uma exigência nacional de estábulos. Na Alemanha, vários estados federais, como Sarre e Hamburgo, já impuseram requisitos estáveis ​​para patos, gansos e outros tipos de aves. O objectivo é claro: minimizar o contacto entre aves de capoeira e aves selvagens potencialmente infectadas. Isto é particularmente importante porque a variante altamente contagiosa do vírus HPAIV (H5N1) muitas vezes leva a doenças graves em animais infectados, relata. Tempo.

Perante esta situação, os especialistas recomendam que, por exemplo, não se toque em aves mortas e que, caso ocorram casos suspeitos, o consultório veterinário seja contactado. Os ministérios também recomendam que se evite alimentar aves selvagens nos parques para evitar multidões. Após caminhadas próximas a corpos d'água, é aconselhável limpar bem os calçados para não levar para casa partículas contaminadas.

Impacto económico

As consequências económicas da gripe aviária podem ser graves. Na Alemanha, mais de 500 mil animais foram mortos como precaução para impedir a propagação do vírus. Muitos agricultores já se queixam de perdas significativas de rendimento, o que é ruidoso ZDF levando a uma situação tensa na indústria avícola. Enquanto alguns agricultores criticam a pecuária industrial como a causa da epidemia, a Associação Central da Indústria Avícola Alemã enfatiza que as aves selvagens são os reservatórios naturais do vírus.

No geral, a situação é grave e as autoridades são chamadas a evitar uma maior propagação. Esperemos que a situação fique sob controlo em breve e que os nossos avicultores e consumidores locais não tenham de continuar a sofrer desta doença.