Qualidade da água em Brandemburgo: Excelente, mas tome cuidado com as algas verde-azuladas!
Informações atuais sobre a qualidade da água em Märkisch-Oderland: algas verde-azuladas e recomendações de banho para o verão de 2025.

Qualidade da água em Brandemburgo: Excelente, mas tome cuidado com as algas verde-azuladas!
A época balnear em Brandeburgo começou com muito sucesso e a qualidade da maioria das águas balneares pode ser classificada como “excelente”. De acordo com as informações atuais do Diário da Cidade Verificações regulares mostram que as autoridades de saúde nos distritos estão atentas à qualidade. As zonas balneares não são apenas testadas quanto à contaminação bacteriana, mas também quanto à profundidade de visibilidade e outros parâmetros.
O que é particularmente agradável é que a qualidade microbiológica das águas balneares foi classificada como “excelente” a “boa” em quase todas as zonas balneares. No entanto, existem algumas exceções sobre as quais vale a pena informar. Algumas massas de água, como os lagos Ruppiner e Hohenjesarschen, enfrentam atualmente problemas causados por algas verde-azuladas. As autoridades sanitárias intensificaram os controlos nas últimas semanas e tomaram medidas para proteger os banhistas.
Monitoramento contínuo
A época balnear, que abriu oficialmente em Brandeburgo em meados de maio e dura até meados de setembro, garante que a qualidade da água seja monitorizada regularmente. Alto MAZ As autoridades de saúde testam as águas balneares pelo menos de quatro em quatro semanas. É dada especial atenção às bactérias indicadoras fecais, como a E.coli. Os avisos são emitidos caso os valores sejam elevados, mas os banhos normalmente não são proibidos.
Na semana passada registaram-se aumentos dos níveis de E.coli na zona balnear de Bad Saarow. Mas os resultados das verificações de acompanhamento da última sexta-feira mostraram que a situação se estabilizou; a qualidade da água foi novamente classificada como boa. Isto mostra a rapidez com que as mudanças são respondidas para garantir a segurança dos banhistas.
Algas verde-azuladas e seus riscos
É dada especial atenção ao problema das algas verde-azuladas, que podem crescer rapidamente em condições adequadas, tais como clima quente e elevado fornecimento de nutrientes. Essas cianobactérias, que surgiram no Lago Hohenjesar, em Altzeschdorf, podem produzir toxinas perigosas que podem prejudicar humanos e animais. Os sintomas do contato com água contaminada podem incluir irritação da pele, problemas gastrointestinais e respiratórios. Os cães estão particularmente em risco, razão pela qual os proprietários devem ser particularmente cuidadosos.
Os avisos e informações atuais sobre as zonas balneares podem ser consultados online no mapa interativo das zonas balneares. Este mapa oferece não só a qualidade da água para 2025, mas também uma visão abrangente das classificações dos últimos anos, bem como das medidas de gestão implementadas. Como badestellen.brandenburg.de relatado, os banhistas podem procurar informações aqui a qualquer momento e ficar sabendo dos últimos desenvolvimentos.
O prazer do banho em Brandemburgo permanece inalterado desde que os banhistas sigam as recomendações das autoridades de saúde. E assim esperamos que a época balnear continue a ser uma experiência maravilhosa na água para muitos!