Herói de Oberbayern: a neta descobre o passado da avó no 90º aniversário!
Herói de Oberbayern: a neta descobre o passado da avó no 90º aniversário!
Em 11 de julho de 2025, o nativo de Glonner Bruno Olesch celebra seu 90º aniversário. O Jubileu já vive em Berlim há mais de 50 anos, mas a maneira como foi caracterizada por uma história comovente. Bruno, cuja família fugiu da Upper Silésia após a Segunda Guerra Mundial, encontrou um novo lar em Glonn. Ele teve que deixar esses locais de infância durante sua fuga, mas graças à sua neta Lisa Menrad, que o acompanhou em uma jornada emocional de volta à sua terra natal, ele voltou para lá. Lisa, 27 anos e estudante em Brandenburgo, iniciou a busca de traços para o avô depois que seu severo câncer sobreviveu felizmente. Bruno Olesch desfruta do retorno e reativa seu dialeto da Baviera a cada passo, enquanto reviverá as memórias de sua infância em Glonn.Que dia lindo: Bruno e Lisa vagam pelas ruas e praças que significam muito para a família. Um destaque especial foi a nota sobre um poema que Bruno escreveu sobre o recém -construído cadáver em Glonn em seus dias de escola e isso foi criado em 1948. Lisa escreveu para compartilhá -lo com outras pessoas. Ela planeja publicar um artigo sobre ele e o poema no Ebersberger Zeitung, para que a conexão com a história de sua família permaneça viva.
Escape e novo começo
A história de Bruno Olesch não é apenas a de uma infância feliz, mas também a de uma fuga que afetou mais de 12,5 milhões de alemães após a Segunda Guerra Mundial. Essas experiências estão fortemente ancoradas na literatura, como na autobiografia de Oskar Negt, que reflete sua experiência como criança refugiada. Por um longo tempo, a expulsão de casa, como a família de Bruno experimentou, só tinha vergonha. No mundo de hoje, quando o tópico ganhou explosividade através de situações atuais de refugiados, é particularmente importante contar essas histórias e promover a compreensão um do outro.
O retorno de Bruno Olesch a Glonn não é apenas um ato pessoal, mas também um ato simbólico. A memória de suas raízes e a conexão com o local onde tudo começou são de grande importância. Além disso, as experiências do passado estão envolvidas na experiência nacional de deslocamento e novo começo.
Um legado para o futuro
Com cada passo em Glonn, Bruno não apenas preserva suas próprias memórias, mas também passa por lições valiosas para a próxima geração. Sua neta Lisa tem a honra mais importante: ela ouve suas histórias, observa suas experiências e mostra ao mundo como é importante não esquecer essas histórias. Ao planejar publicar sua história no Ebersberger Zeitung, ela adiciona uma nova faceta ao caleidoscópio das muitas histórias sobre voo e chegada.
O 90º aniversário de Bruno Olesch, portanto, não é apenas um círculo de memórias, mas também um novo capítulo que é escrito de uma maneira especial. Quando sua vida é comemorada, as feridas do passado são curadas um pouco ao mesmo tempo.
Nós não apenas encontramos essa história comovente nas histórias de Bruno, mas também faz parte da memória coletiva alemã. O que Bruno e sua família passaram nos lembra que há uma vida inteira por trás de todos os nomes, todo destino. As memórias devem sempre ser mantidas vivas para que possamos desenhar os ensinamentos certos para o futuro.
A família Olesch mostra o quanto é importante continuar compartilhando e preservando experiências históricas. Bruno Olesch, como modelo e contador de histórias, permanece inesquecível no coração de sua família.
deutschlandfunk kultur explica que ...
Details | |
---|---|
Ort | Glonn, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)