Novo hotspot em Schmachtenhagen: Caravanismo será inaugurado no outono de 2025!
Schmachtenhagen planeja abrir o caravançarai em outubro de 2025, enquanto a estação ferroviária estará fechada a partir de dezembro.

Novo hotspot em Schmachtenhagen: Caravanismo será inaugurado no outono de 2025!
Muita coisa está acontecendo em Schmachtenhagen! No dia 1 de outubro de 2025, o caravançarário abrirá as portas e terá início um novo capítulo para o bairro popular. O antigo mercado de agricultores de Oberhavel está sendo transformado em um moderno resort que oferecerá espaço para 30 pequenas casas luxuosas e 150 vagas de estacionamento para casas móveis, caravanas e barracas em uma área total de 80.000 metros quadrados. A ideia surge do conceito de caravançarais históricos, adaptados de forma criativa para os dias de hoje. O público-alvo varia desde famílias e casais até solteiros e viajantes individuais, o que torna o projeto particularmente atraente. Também será criada gastronomia de primeira classe com cozinha regional fresca, um clube de praia e uma acolhedora esplanada-cervejaria para que os hóspedes possam relaxar num ambiente idílico, como relata caravanserei.de.
Não só os turistas farão o seu dinheiro valer a pena aqui, mas os habitantes locais também podem contar com inúmeras atividades de lazer. Também está prevista uma área de bem-estar com um pequeno spa, que incluirá sauna e outras ofertas. Uma grande variedade de pessoas gosta de vir aqui para relaxar e desfrutar da natureza, ao mesmo tempo que aproveita a proximidade de cidades como Berlim, Potsdam e Brandenburg an der Havel.
Conexão ferroviária e críticas
Mas embora o caravanismo ofereça um futuro promissor, o desenvolvimento das ligações ferroviárias lança algumas sombras no quadro geral. A partir de dezembro de 2025, a estação Schmachtenhagen estará fechada, o que significa que não haverá mais trens para Schmachtenhagen. A parada Heidekrautbahn (RB27) atualmente só tem opções de conexão muito limitadas nos finais de semana. Por esta razão, tanto Nicole Walter-Mundt da CDU como Ilona Plass da Caravanserei estão preocupadas com o encerramento e o seu impacto na comunidade. Ulf Azone, do conselho local de “Schmachtenhagen”, disse que o local ficaria para trás, ao mesmo tempo que continuava a discussão sobre a necessidade da rota desativada para Fichtenhain/Sachsenhausen.
O número de residentes em Schmachtenhagen e nas proximidades de Zehlendorf está a aumentar e a necessidade de melhores ligações ferroviárias é indiscutível. Um recente declínio no número de passageiros desde o encerramento do Oberhavel Farmers Market aumenta a preocupação. Para lutar por um melhor timing do trem regional RB27, foi inclusive iniciada uma petição no Petição Aberta.
O trabalho árduo já está em andamento no canteiro de obras de Bauernmarktchaussee, porque a inauguração do caravançarai no outono de 2025 suscita muitas esperanças de uma revitalização da região e do renascimento da ligação ferroviária. A remodelação do local em Schmachtenhagen poderá não só criar uma nova atracção para os turistas, mas também trazer uma mudança positiva para os habitantes locais, para que a discussão sobre as surpresas e desafios financeiros da região permaneça viva. Os interessados podem encontrar mais informações sobre o projeto de construção em sr-planung.de.