Evento memorial para o Dia da Memória: Juntos pela paz em Senftenberg
No Dia da Memória, 16 de novembro de 2025, o distrito de Oberspreewald-Lausitz em Senftenberg relembra a história da guerra e da paz.

Evento memorial para o Dia da Memória: Juntos pela paz em Senftenberg
No domingo, 16 de novembro de 2025, uma comovente comemoração do Dia da Memória acontecerá no distrito de Oberspreewald-Lausitz. O evento começa às 11h na Igreja Protestante Pedro e Paulo em Senftenberg. Neste dia, os participantes recordam não só os soldados caídos, mas todas as vítimas da guerra, da violência e do deslocamento. O Dia da Memória comemora as aproximadamente 60 milhões de vidas ceifadas pela Segunda Guerra Mundial e a destruição que ela deixou para trás. Isto é particularmente significativo porque 2025 também marca o 80º aniversário do fim desta guerra devastadora. osl-online.de relata que haverá numerosos representantes da administração distrital, do conselho distrital, da cidade de Senftenberg e dos cidadãos da freguesia.
“O Dia da Memória é um dia de esperança e alerta”, diz Helga Student, representante distrital da Comissão Alemã de Túmulos de Guerra. V. Ela falará junto com o Administrador Distrital Siegurd Heinze, o Prefeito Andreas Pfeiffer e o Pastor Sebastian Schlauraff-Schäller. O acompanhamento musical será fornecido pela escola de música do distrito de Oberspreewald-Lausitz, que dará tons festivos.
Um festival de lembrança e paz
Após o serviço memorial, uma cerimônia de colocação de coroas acontecerá no memorial aos caídos próximo à Igreja Wendish. Esta cerimônia, acompanhada por um rufar de tambores e uma guarda de honra da Bundeswehr, completará o cenário festivo. Existe também a possibilidade de fazer doações à Igreja Evangélica e à Comissão Alemã de Túmulos de Guerra. V. benefício.
O Dia da Memória foi estabelecido pela primeira vez em 5 de março de 1922. Foi criado por sugestão da Comissão Alemã de Túmulos de Guerra, fundada em 1919, como um dia de memória para aqueles que morreram na Primeira Guerra Mundial. Hoje o dia é comemorado dois domingos antes do primeiro Advento de novembro. O Bundestag é o local da hora memorial central, enquanto eventos locais são organizados em muitas regiões. volksbund.de explica que o Dia da Memória faz parte de uma tradição mais ampla de memória que também se concentra nas vítimas civis da guerra.
História do Dia da Memória
O Dia da Memória simboliza não apenas o luto, mas também o desejo de um futuro melhor. A primeira cerimónia oficial teve lugar no Reichstag alemão, em Berlim, onde Paul Löbe, o então Presidente do Reichstag, fez um importante discurso sobre reconciliação e compreensão. Com o passar do tempo, o Dia da Memória assumiu diferentes facetas, foi por vezes instrumentalizado e sofreu alterações. A partir de 1933 tornou-se feriado nacional e foi fortemente influenciado por símbolos nacionalistas. Após a Segunda Guerra Mundial, o Dia da Memória assumiu um novo significado e, finalmente, tornou-se um dia de memória para todas as vítimas da violência e da guerra. ndr.de salienta que a atual orientação do Dia da Memória se baseia essencialmente no desejo de dar o exemplo de paz e de responsabilidade.